Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

XV Festival de Teatro de Fortaleza – Sai a lista dos selecionados

Os espetáculos ocuparão o palco do Teatro São José,. Foto: Divulgação

A Comissão organizadora do Festival de Teatro de Fortaleza (FTF) divulgou, nessa terça-feira, os grupos e artistas selecionados na Convocatória de Seleção de Espetáculos para compor a programação da 15ª edição, que acontecerá de 10 a 21 de junho próximo, no Teatro São José. Com acesso totalmente gratuito, o evento é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), em parceria com o Teatro Novo.

Dos 106 artistas inscritos, foram selecionados 45.

A lista dos selecionados já está na plataforma do Mapa Cultural aqui. Segue também abaixo:

Na Mostra Fortaleza em Cena foram selecionados Edivaldo Batista (Espetáculo “Encantarias”), Anderson Marques (Espetáculo “Maquinamário”), Antonio Tavares (Espetáculo “Go Go Bruce”), Alysson Lemos (Espetáculo “Baile Bufa”), Lucivan Moura (Espetáculo “Uma valsa com sabor de loucura”), Edson Cândido (Espetáculo “Quando as Máquinas Param”), Loreta Dialla (Espetáculo “Paraíso”), Evan Teixeira (Espetáculo “O Bode Quer”), Raimundo Moreira da Costa (Espetáculo “Des Amor Daçar”), Silvianne Lima (Espetáculo “Maquinista”), Leonardo Costa (Espetáculo “Apareceu a Margarida”), Caroline Holanda (Espetáculo “Mapas de Vôo”), Dani Cardoso (Espetáculo “Cristais Brincantes”), Sarah Nastroyasnni (Espetáculo “Matéria Suspensa”), Marina Brito (Espetáculo “Solo do meu interior”), Nairton Santos (Espetáculo “Co.Vil”), Bruno Sodré (Espetáculo “Desterro”), Rhamon Matarazzo (Espetáculo “Lázaro”), Ana Marlene (Espetáculo “Quem Matou Zefinha?”), Jessi Almeida (Espetáculo “Pintosas”), Maria Vitória (Espetáculo “Violeta, o canto de todos em todos os cantos”), Marcelina (Espetáculo “Raios e Trovões”) e Aretha Karen ( Espetáculo “Casmurro”)

Nas Ações Espetaculares e Formativas nas Escolas foram Lyvia Cruz (Espetáculo “A palhaça surda Mara: o corpo da mulher”), Marcos Black (Espetáculo “De algum lugar para lugar nenhum”), Alysson Lemos (Espetáculo “NULONUNCA”), Chaplin Cearense (Espetáculo “O itinerante Circo do Chaplin vai a escola”), Cristiano Marques (Espetáculo “ Hamlet como você nunca viu”), Evan Teixeira (Espetáculo “O barquinho e o seu pescador”), Edivaldo Batista (Espetáculo “Iroko – a grande árvore”), Eliezio Pereira (Espetáculo “Na lagoa do jacaré Lilico não pode jogar lixo”), Aldrey Rocha (Espetáculo “D.Menina”), Luciano Lopes (Espetáculo “O baú de histórias do palhaço”), Fernanda Duarte (Espetáculo “Paola Crossbox a atleta das emoções”), Lia Braga (Espetáculo “Histórias de realezas negras”), Dhanny Marinho ( Espetáculo “Marias pelas asas de Maat”) e Larissa Montenegro (Espetáculo “Meu ser pulsante”).

E na Mostra Novos Olhares foram Vennicius Oliva (Espetáculo “A cantora Cabeluda”), Paulo Severo (Espetáculo “A tragédia Guetinho”), Tiago Ribeiro Lima (Espetáculo “Caminhos & canções”), Jaene Mariá (Espetáculo “Histórias que vovó contava”), Rafael Barbosa (Espetáculo “Nem Paluto, nem Shakespeare”), Alexo Mackenzie (Espetáculo “Qualquer dia”), Nayma Lima (Espetáculo “Rasga Mortalha”) e Ana Vitória Almeida de Araújo (Espetáculo “Você não me conhece”).

Curadoria e seleção

Os trabalhos foram selecionados por uma curadoria formada por três profissionais de reconhecida atuação no campo das artes cênicas (Carin Louro, Fernando Zugno e Rejane Reinaldo), sob a coordenação de curadoria da gestora cultural e atriz-pesquisadora Dane de Jade.

A Comissão procedeu a avaliação técnica por meio da plataforma Mapa Cultural do Ceará, banco de dados que compõe o Sistema de Informações Culturais da Secretaria de Cultura de Fortaleza. O processo de avaliação teve o acompanhamento e supervisão do ator, produtor e diretor teatral Sidney Malveira e do jornalista Kennedy Saldanha. Foi avaliado o mérito cultural das propostas apresentadas e capacidade técnica dos proponentes, com base nas informações da ficha de inscrição, currículos, portfólio e demais documentos disponibilizados pelos proponentes no ato da inscrição. Os selecionados foram escolhidos com base na soma dos pontos atribuídos pelos três avaliadores da comissão da qual a proposta está inscrita.

Dane de Jade – Atriz-pesquisadora e Gestora Cultural. Doutoranda em Estudos Artísticos, Teatro e Performance pela Universidade de Coimbra/PT, é também idealizadora da Mostra Sesc Cariri e Festival Internacional de Máscaras/FIMC. Dane de Jade foi Secretária de Cultura de Crato (2013/2016) e Curadora do Prêmio Shell de Teatro 2023/2024.

Carin Louro – Artista da cena, pesquisadora, tradutora, curadora e produtora cultural. Sul-mato-grossense de origem, é licenciada em Letras e Teatro e doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO. Atua como parecerista de editais culturais na área das artes cênicas nas cinco regiões do país. Fez parte da equipe de pesquisa e curadoria do Portal de Dramaturgia, como curadora da região centro-oeste – portal virtual que reúne 100 nomes da dramaturgia contemporânea brasileira.

Fernando Zugno – artista brasileiro, produtor e diretor de projetos culturais. Por 12 anos foi programador do Porto Alegre em Cena e por cinco anos diretor e curador deste mesmo festival. Criou a Mostra Internacional de Arte Contemporânea (MIAC), do qual é diretor e curador. Hoje, é curador da 31ª edição do Porto Alegre em Cena e já colaborou com inúmeros festivais de teatro, artes visuais e música do Brasil, América Latina e Europa.

Rejane Reinaldo – Atriz, diretora, professora, pesquisadora, gestora, curadora, produtora e doutora em Artes Cênicas pela UFBA. É integrante do GRITA/GRAPO/Teatro da Boca Rica desde 1981, onde dirige a Escola Livre. Concebeu, coordena e é curadora do Festival Internacional Mestre Pedro Boca Rica de Teatro de Boneco e da Bienal Internacional de Teatro do Ceará. Atuou ainda como gestora na Secretaria de Cultura do Estado, na prefeitura de Fortaleza e de Sobral.

SERVIÇO

*Lista dos trabalhos artísticos selecionados na plataforma do Mapa Cultural do Ceará.

*Informações: curadoria.xvftf@gmail.com.

*Rede Social: @festivaldeteatrofortaleza

 

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Transporte público gratuito: para além de uma intenção, um compromisso com o caucaiense”

“Transporte público gratuito: para além de uma intenção, um compromisso com o caucaiense”

"O acesso de graça ao transporte público está na minha pauta prioritária", aponta o empresário e pré-candidato a prefeito de Caucaia, Naumi Amorim. Confira: Desde que me propus a tornar

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Biografia de Chico Buarque será lançada no Cantinho do Frango

Na próxima terça-feira, o Cantinho do Frango celebrará o aniversário de Chico Buarque com lançamento de livro e show. Às 19 horas, o jornalista, crítico musical e escritor carioca Tom

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

NE fecha primeiro trimestre em 1º do País no índice atividade econômica

A economia nordestina, medida pelo índice de atividade IBCR-NE do Banco Central do Brasil (Bacen), avançou 3,2% no 1º trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

Cagece suspende abastecimento de água em Fortaleza e Caucaia na quinta-feira

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vai suspender, nesta quinta-feira (13), a partir das 6 horas, o abastecimetno de água em Fortaleza e Caucaia (RMF). Isso, porque

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

Enchentes afetam saúde mental de moradores da capital gaúcha

A população de Porto Alegre com renda familiar inferior a R$ 1,5 mil sofre mais com ansiedade, depressão e síndrome de burnout do que as pessoas com renda familiar maior

“Amor romântico em crise?”

“Amor romântico em crise?”

Com o título "Amor romântico em crise?", eis artigo de Zenilce Bruno, psicóloga e sexóloga. Ela aborda o tema neste Dia dos Namorados. Confira: A consciência da diferença entre o