Categorias: Economia

XXVIII Energia em Pauta abordará mercado de carbono e suas oportunidades

Um debate que discute um mercado em evolução.

Com o tema “Mercado de Carbono: como funciona & oportunidades”, o Sindienergia do Ceará, em parceria com a FIEC e o Sebrae, vai prmover o XXVIII Energia em Pauta. O encontro ocorrerá na próxima quinta-feira (25), às 17 horas, com transmissão ao vivo no canal do Sindienergia no Youtube.

Para esse encontro, foi convidado Fábio Machado, diretor na Apsis Carbon (uma das maiores e mais longevas empresas atuando no Brasil nessa área), responsável pelo Desenvolvimento de Novos Negócios da Apsis Consultoria Empresarial. Ele abordará o assunto ao lado de outros grandes especialistas como o Gerente ESG da SETEG – Soluções Geológicas e Ambientais, Matheus Haddad, e o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço.

A diretora de Meio Ambiente do Sindienergia, Laiz Hérida, será a moderadora da discussão.

Cenário

Como parte do Acordo de Paris, tratado global de 2015 sobre mudanças climáticas, o Brasil se comprometeu a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030 (atualizado para 53% no ano passado) e a zerar as emissões líquidas até 2050.

No início deste ano, a Câmara de Deputados aprovou a proposta que regulamenta o mercado de carbono no Brasil (PL 2148/15), em avaliação agora no Senado. O texto cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), que estabelece tetos para emissões e um mercado de venda de títulos.

No entanto, embora especialistas digam que a regulação seja um dos fatores que impulsionará o mercado de carbono no Brasil, 53% das empresas nacionais ainda são consideradas “iniciantes” rumo à neutralidade de carbono, o chamado net zero, segundo o estudo Mercado Brasileiro: uma jornada rumo ao net-zero, da consultoria global Kearney.

Além disso, um estudo divulgado em 2022 pelo capítulo nacional da Câmara de Comércio internacional (ICC Brasil), em parceria com a consultoria de sustentabilidade WayCarbon, apurou que o potencial de geração de receitas com créditos de carbono para o Brasil até 2030 pode alcançar US$ 120 bilhões.

SERVIÇO

*As inscrições para o evento devem ser feitas por meio do link: https://bit.ly/energiaempauta28.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais