Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

ZPE fecha 2024 com marca de 10,5 milhões de toneladas de cargas movimentadas

Fachada da ZPE do Ceara no Pecém. Foto: Divulgçaão

A Zona de Processamento das Exportações do Ceará (ZPE) divulgou seu balanço de 2024 contabilizando um saldo dos mais positivos. Parte do Complexo do Pecém, a free trade zone cearense atingiu, em 2024, a marca de 10.554.775 de toneladas a passar pela poligonal da empresa dos meses de janeiro a dezembro, o que corresponde a um acréscimo de 5% na movimentação anual de cargas em comparação com 2023, com essas 10,5 milhões de toneladas representando quase 54% de tudo o que foi movimentado no decorrer do ano pelo Porto do Pecém.

Já num recorte feito apenas entre as cargas de maior destaque no ano, minério de ferro, carvão e placas de aço, houve um acréscimo de 17,5% na movimentação anual ante o acumulado do ano de 2023. Somados esses itens isoladamente, foram cerca de 10,3 milhões de toneladas movimentadas na ZPE dos meses de janeiro a dezembro do ano que passou, enquanto em 2023 haviam sido registradas 8,7 milhões de toneladas.

Os três produtos deram grandes saltos em seus respectivos desempenhos. O minério de ferro movimentou 4,7 milhões de toneladas, ou seja, mais de 19% em relação ao resultado de 2023. O carvão, por sua vez, com cerca de 2,6 milhões de toneladas, teve participação ainda mais impressionante em termos percentuais: foram 24,7% a mais em relação a 2023. Destaque ainda para as placas de aço: 2,9 milhões de toneladas, representando uma alta de 9,6%.

DETALHE -O Porto do Pecém recebeu o reconhecimento do prêmio fDi’s Global Free Zones of the Year, que aponta as zonas francas de maior destaque para investidores no mundo e é ligado ao periódico britânico Financial Times.

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Mais Notícias