Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Porto Iracema inscreve para Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas

Fachada da Escola Porto Iracema das Artes. Foto: Arquivo

A Escola Porto Iracema das Artes abriu as inscrições para o Programa de Formação Básica em Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas. Coordenado por Edilberto Mendes, os cursos, nesta edição, ganham a temática “Poética das Confluências”, inspirada na poesia de Nêgo Bispo. Dessa forma, a oportunidade surge como um convite para um mergulho rico e complexo, onde a criação poética não está limitada a uma única tradição, estilo ou forma, mas é enriquecida pela integração de múltiplas influências e elementos.

O Programa de Formação Básica do Porto Iracema das Artes, segundo a assessoria de imprensa do equipamneto, é voltado para estudantes ou egressos da rede pública com idades entre 15 e 29 anos e tem, como objetivo, iniciar o aluno no mundo das artes e da produção cultural. Esse ano, cada programa ofertará 10 bolsas de R$200, por módulo cursado, para participantes em situação de vulnerabilidade social.

Os cursos são estruturados por percursos formativos que propõem um conjunto de módulos de aprendizagem independentes, mas interligados, de maneira a construir uma experiência formativa de iniciação às artes que conecta o estudo das noções básicas das linguagens artísticas aos debates e temas que envolvem a existência e a autoafirmação das juventudes na atualidade, estimulando, assim, a conexão das pessoas com seus próprios territórios, narrativas e recursos.

Conheça os programas

*Programa de Artes Cênicas – 150 h/aula – 30 vagas

Coordenadora – Maíra Abreu

O teatro é uma forma de arte coletiva que envolve múltiplas linguagens, como o corpo, a voz, o figurino, o cenário, a dramaturgia e a iluminação. Sendo assim, o Percurso de Teatro oferece um caminho de aprendizado e iniciação nas práticas teatrais, explorando diversas abordagens nessa forma de arte. Sua estrutura abrange referências do teatro brasileiro em sua diversidade, ressaltando a importância da construção de narrativas como elemento fundamental da cena teatral, além do diálogo com aspectos visuais e poéticos e a interação com artistas, grupos e coletivos de diferentes contextos e conhecimentos. O objetivo desse percurso é exercitar a criação, a experimentação e a discussão da cena teatral de maneira abrangente, estabelecendo conexões com as vivências culturais de cada estudante.

*Programa de Artes Visuais – Fotografia e suas Artesanias – 176h – 30 vagas

Coordenador: Felipe Camilo

Os percursos propõem a iniciação às Artes Visuais a partir da experimentação de diferentes linguagens, suportes, materiais, espaços e gestos de criação. Os encontros e partilhas entre jovens e artistas-mediadores disparam projetos artísticos envolvendo desenho, pintura, colagem, textos, fotografia e outras expressões. Organizados em dois eixos – Desenho, Colagem e Pintura e Fotografia Digital – os percursos têm o objetivo de estabelecer conexões entre teorias, exercícios de criação e as subjetividades das turmas de jovens, almejando o fortalecimento do diálogo direto com a cidade, a produção contemporânea e o campo das Artes Visuais, com toda a sua heterogeneidade.

*Programa Básico em Audiovisual – 150h – 30 vagas

Coordenador: Déo Cardoso

De natureza introdutória, visando tanto a compreensão conceitual da arte cinematográfica quanto a prática técnico-criativa de sua realização, o percurso básico em audiovisual convida as pessoas participantes a conhecerem os processos fundantes da criação narrativa via imagem e som. Assim, dividido em três áreas estéticas – Visualidades, Sonoridades e Montagem – o percurso básico visa capacitar as pessoas a se apropriarem das ferramentas de criação audiovisual dentro de cada área, proporcionando experiências e experimentações artísticas que nascem da própria bagagem estética-cultural da pessoa participante, que pode transitar entre a criação individual e coletiva, criando assim um ambiente propício para a partilha simbólica e afetiva que enriquecem a linguagem. Ao final do percurso, a participante terá uma compreensão básica e intermediária dos fundamentos da linguagem audiovisual, estando apta a imergir ainda mais nas variadas possibilidades criadoras desta linguagem.

*Sobre Edilberto Mendes

É dramaturgo, pesquisador e educador. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA, tem desenvolvido um trajeto de pesquisa e criação com foco nas relações entre imaginário, ficcionalização e identidade cultural. Formado pelo Colégio de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar, participou da 15a. edição da Royal Court Residency for Playwrights, em Londres. Desenvolveu diversos trabalhos como artista-mediador na criação cênica em processos colaborativos com comunidades nos bairros de Vila Velha e Vicente Pinzón, em Fortaleza. Atuou também na crítica de Artes Cênicas com uma coluna no jornal O Povo (2004/2005). Tem experiências em educação básica e superior como professor, tutor EAD em arte-educação, coordenador de curso, e no desenvolvimento de livros didáticos. Desde 2014, coordena o Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes.

SERVIÇO

*Inscrições: Até 15 de junho,por meio de formulário neste link: https://forms.gle/zCbnHCbCiMyeQmun7

*Processo seletivo:

– Divulgação do resultado da primeira etapa: 19 de junho de 2024
– Segunda etapa (entrevistas): 21, 24 e 25 de junho de 2024
– Divulgação do resultado: 26 de junho de 2024

Matrícula: 28 de junho de 2024

Início das aulas: 1 de julho de 2024

Fim das aulas: 21 Outubro de 2024.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Sou eu” – Chrystian

“Sou eu” – Chrystian

https://www.youtube.com/watch?v=U9dqeSOrJTc Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor goiano José Pereira da Silva Neto, o Chrystian, que nos deixou aos 67 anos.

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Este ano prometia não ser igual ao que passou, após o Vozão ter visitado o G4 por toda uma rodada. Mas eis o Ceará de volta à metade da tabela,

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou, por unanimidade, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por uso de verba pública de campanha eleitoral para procedimento estético durante

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Com quase um terço de temporada, o Ceará precisa vencer o Sport, na noite desta quinta-feira (20), a partir das 21h30min, no Castelão, para não se afastar do G4 da

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (20) para manter a constitucionalidade da Lei de Drogas, norma que definiu penas alternativas a usuários de drogas.

“Tiros numa quinta-feira”

“Tiros numa quinta-feira”

"O presidente chegou, a assembleia incendiou, o dólar subiu, o cantor sertanejo faleceu, destaques sim mas, a chacina de 7 jovens não choca", aponta o jornalista Paulo Nóbrega. Confira: ​Causa