A Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih) está oferecendo o serviço de intérpretes e tradutores da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A iniciativa visa garantir o direito linguístico, romper barreiras de comunicação e possibilitar a participação ativa dessa população na sociedade.
Disponível em eventos e ações do Governo Estadual, o serviço também pode ser solicitado por qualquer cidadão que necessite de acompanhamento em serviços públicos, para atendimentos presenciais ou on-line.
A secretária dos Direitos Humanos, Socorro França, reforça que o trabalho realizado pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, vinculada à Sedih, facilita o acesso aos serviços essenciais e promove uma maior interação social às pessoas surdas.
“Promover a acessibilidade e a inclusão é um compromisso inegociável do nosso governo. Acreditamos que todas as pessoas têm o direito de participar ativamente da sociedade, com dignidade e respeito, e o serviço de intérpretes de Libras é uma ferramenta essencial para que isso se concretize”, pontua a secretária Socorro França.
Libras
A Libras é a língua natural da comunidade surda, facilitando a comunicação e o aprendizado. Embora muitas pessoas surdas consigam ler, frequentemente esbarram em dificuldades fonéticas na língua portuguesa, por isso, o serviço de tradução e interpretação de Libras é fundamental para assegurar a acessibilidade e o exercício pleno de seus direitos.
SERVIÇO
*Agendamento: (85) 9.8957.5326 | central.libraseaudiodescricao@direitoshumanos.ce.gov.br