Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Narcotráfico: Equador vive domínio do crime organizado e o governo local se perde nas estratégias”

Fábio Tajra é jornalista

Em artigo sobre a situação política do Equador, o jornalista Fábio Tajra aponta que “O aterrorizante avançar do crime causa uma lesão social grave, inviabilizando a presença pública, diminuindo os espaços entre a população e os serviços essenciais, enfraquecendo a democracia”.

Confira:

Um fato triste vem atormentando a sociedade equatoriana: o domínio incondicional e incontestável dos operadores do crime organizado e dos narcotraficantes.

Realmente incomoda muito a quem observa o arrego vivido pelos que fazem o governo do Equador, perante o latente avanço do poder paralelo, que com suas teias maléficas e organizacionais, mapeiam e dominam o país trazendo terror e sensação de submissão ao povo que ali reside.

O aterrorizante avançar do crime causa uma lesão social grave, inviabilizando a presença pública, diminuindo os espaços entre a população e os serviços essenciais, enfraquecendo a democracia e demonstrando uma realidade que parece inviolável [o puro, irrestrito e demolidor poder criminoso].

É calamitosa a situação equatoriana o que leva o chefe de estado a promover mudanças de estratégias de segurança emergenciais, muitas vezes ineficazes e desastrosas, tudo por conta da inviabilidade operacional incapaz de estancar na raiz, em tempo real, as investidas das forças paralelas que, diga-se de passagem recentemente receberam apoio volumoso da temida Farc, um verdadeiro complexo logístico de insegurança e comércio de drogas, armas e demais ações irregularidades.

Na essência:

O crime organizado não age de maneira explosiva e nem na surpresa, as organizações dão sinas de atuações, um fato incontestável.

Os governos falham exatamente na incapacidade de monitoramento em tempo real, pecam de forma assustadora no desenvolvimento de estratégias de concepção de territórios, no vasculhamento da malha criminal, dados obtidos pela inteligência policial.

Os comandos de segurança pública, independente de onde estejam localizados, possuem estruturas logísticas e funcionais que elaboram com detalhes as ações do crime organizado.

A grande e derradeira questão é: quais os motivo quem impedem o trabalho de inteligência nas estruturas de segurança pública? O que falta para a estruturação eficaz de uma vigilância que garanta a segurança do cidadão comum e do estancamento das ações do crime organizado?

*Fábio Tajra

Jornalista e consultor em Políticas Públicas
@fabiotajraoficial

COMPARTILHE:

2 respostas

  1. Parabens, Fábio Tájra, jornalista e consultor político, você conseguiu descrever, de forma intelegível a situação política envolta no Equador. A situação equatoriano, respingagará, ceetamente, em outros países, inclusive, BRASIL.

Mais Notícias
Moraes manda soltar coronel da PMDF acusado de omissão no 8 de janeiro

Moraes manda soltar coronel da PMDF acusado de omissão no 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória ao coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, que era comandante do Departamento de Operações da Polícia Militar do

BNB é sede de encontro da Alide a partir desta quarta-feira

BNB é sede de encontro da Alide a partir desta quarta-feira

O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, será o cicerone, nesta quarta-feira, na sede do BNB, em Fortaleza, da reunião anual da Assembleia Geral da Associação Latino-americana de Instituições

Vítimas da tragédia em Brumadinho autorizam repasse de R$ 2,2 mi ao RS

Vítimas da tragédia em Brumadinho autorizam repasse de R$ 2,2 mi ao RS

Parte dos recursos pagos pela mineradora Vale a título de indenização pelo dano moral coletivo gerado na tragédia em Brumadinho será destinado ao Rio Grande do Sul. As vítimas do

Instituto Centec integra ação humanitária e doará uma tonelada de alimentos para o RS

Instituto Centec integra ação humanitária e doará uma tonelada de alimentos para o RS

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) integra a rede de solidariedade criada para arrecadar doações com o bjetivo de amenizar a situação das vítimas das enchentes do Rio Grande

Lula retorna ao RS amanhã para anunciar apoio financeiro às vítimas das chuvas

Lula retorna ao RS amanhã para anunciar apoio financeiro às vítimas das chuvas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ir ao Rio Grande do Sul novamente nesta quarta-feira. Ele prometeu o anúncio de medidas de apoio financeiro direto às pessoas para

XVII Festival de Inverno de Meruoca encerra as inscrições nesta terça-feira

XVII Festival de Inverno de Meruoca encerra as inscrições nesta terça-feira

O XVII Festival de Inverno da Serra da Meruoca recebe, até esta terça-feira, inscrições de composições para a Mostra Competitiva de Música de sua 17ª edição. Podem se inscrever compositores