O município de Viçosa do Ceará (Região da Ibiapaba) vai promover, de quinta a sábado próximos, seu tradicional festival do mel e cachaça. A programação contará com atrações de cultura e gastronomia locais e nacionais, mas também com ações de empreendedorismo, com oportunidade de multiplicar a renda dos negócios participantes.
Além de correalizar o festival junto com a Prefeitura Municipal, o Sebrae/CE participa do evento organizando a Feira de Negócios disponibilizando 81 estandes para mais de 100 empresas, com foco em alguns segmentos – entre eles, o da cachaça. A expectativa é atrair, por dia de evento, dez mil visitantes de toda a Serra da Ibiapaba e de estados como Ceará, Piauí e Maranhão, além de gerar aumento de 5% nas vendas locais.
Neste ano, 36 expositores da tradicional bebida vão expor seus produtos no Espaço da Cachaça. O Festival tem por objetivo destacar a tradição no preparo das cachaças de alambique e a valorização do mel e de todos os produtos derivados da cana-de-açúcar.
Produtos artesanais
O evento também promove o contato com a cultura e tradição da Região da Ibiapaba.
Nessa perspectiva, o Sebrae organiza um espaço que vai ser disponibilizado para artesãos locais apresentarem suas peças em 14 estandes de artesanato e em sete estandes de produtos artesanais. Além de Viçosa do Ceará, artesãos de Ubajara, Guaraciaba do Norte, Ipu, Ibiapina, São Benedito e Carnaubal estarão presentes, representando sete dos nove municípios que compõem a região.
Ainda, o Espaço de Gastronomia, que integra a estrutura preparada na Igreja do Céu, será reservado para empresas de Tianguá, Viçosa e Guaraciaba do Norte apresentarem pratos exclusivos para o Festival, desenvolvidos em consultoria do Sebrae. Ao todo, serão 17 estandes de gastronomia regional e sete estandes do mel. Um Bar Temático de Cachaças vai oferecer uma carta de drinks especialmente produzidos para o evento e performance de bartenders.
Negócios
Com o objetivo de prestar auxílio mais direto para empreendedores aumentarem as vendas durante o evento, o Sebrae/CE, por meio do Escritório Regional de Ibiapaba, vai conduzir um estande específico para realizar formações com empresários à frente de lojas de comida e bebida, empresas montadoras e outros negócios envolvidos no Festival. Outros dois estandes institucionais ficarão disponíveis no evento, com ações da Secretaria de Turismo e Cultura de Viçosa (Setur) e do Banco do Nordeste.
Indicação geográfica
O evento vai dispor de um ambiente voltado para divulgação do selo de indicação geográfica, conquistado pela cachaça produzida em Viçosa do Ceará. Dentro do estande do Sebrae, uma ativação com vídeos e fotos vão explicar o processo para a obtenção do selo de indicação geográfica proporcionado pelo INPI, evidenciando aos turistas que visitam a cidade a importância do selo, que reconhece a qualidade e a relevância cultural na produção de aguardente no município.
O Experiências Ibiapaba, projeto de marketing turístico do Sebrae realizado no evento, também vai receber sinalização informativa sobre a indicação geográfica e sua relevância. “O festival vai abordar isso, essa importância e o porquê de comemorar esse feito histórico para a nossa região da Ibiapaba, porque é a primeira indicação geográfica da região”, explica Marcia Caroline, analista do Escritório Regional do Sebrae/CE na Ibiapaba.
Roteiro dos Engenhos
Durante o festival, os visitantes e moradores da região também terão oportunidade de conhecer o mais novo produto turístico da Ibiapaba: “O Roteiro dos Engenhos”. O novo roteiro, fruto da articulação do Sebrae/CE, da Prefeitura de Viçosa do Ceará e da Associação dos Amigos Produtos de Cachaças Superiores de Viçosa do Ceará (APCVIC), busca valorizar a tradição dos engenhos de cana de açúcar do município de Viçosa do Ceará. Nele, os visitantes poderão conhecer antigas propriedades, adquirir produtos e vivenciar um pouco das histórias das famílias da região envolvidas na produção.
O lançamento oficial do novo roteiro foi realizado na última quinta-feira (23), durante o encontro do Fórum de Turismo da Ibiapaba (FORTIB). Integram o roteiro os equipamentos da região: Cachaçaria Mapirunga, Cachaçaria Nogueira, Casa dos Licores, Flor da Ibiapaba, Cachaçaria Viçosa Real, Cachaçaria Almendra, Cachaçaria Aviador, Arte da Vila e o receptivo turístico Ibiapaba Explorer. “Queremos aproveitar essa tradição do município, juntamente com a qualificação da cachaça produzida na região, para poder atrair um número cada vez maior de turistas, gerando mais renda e empregos para a Ibiapaba”, destaca Márcia Caroline.
Programação cultural
Apresentações culturais serão distribuídas em três palcos da cidade: Praça Clóvis Beviláqua, Praça Felipe Camarão e Complexo Turístico da Igreja do Céu. Entre os nomes já confirmados, estão os dos sambistas Jorge Aragão (31/05) e Diogo Nogueira (01/06).
Ainda, shows com Alê Pinheiro e Trombone & Cia, do Piauí, além dos cearenses Amandinha, Anderson Ramos e Choro Varandas, Carlinhos Patriolino e Choro Cabuloso, Choro Sanfonado, Felipe Giffony, Kaká, Marinaldo do Bandolim, Paizinha e Samba do Brown vão agitar os três dias de Festival.
SERVIÇO
*Centro de Viçosa do Ceará
*Entrada gratuita.
Uma resposta
Boa opção