O delegado da Polícia Federal e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Roberto Sá, tomou posse do cargo de secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, nesta segunda-feira (3), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em solenidade que teve à frente o governador Elmano.
Mais do que a experiência de um policial de ações ostensivas, quando esteve por cinco anos no Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), e ao mesmo tempo de inteligência investigativa, diante de seu desempenho na função de delegado federal, o novo secretário traz para o Ceará os seus projetos implantados no Rio de Janeiro e em parte no Espírito Santo.
Idealizador do Regime Adicional de Serviço (RAS), das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), do sistema de metas e um dos precursores da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Roberto Sá deverá trazer para o Ceará os mesmos projetos.
Confira o que significa UPP, RISP e RAS:
Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) é um projeto de polícias comunitárias em comunidades de periferias, que possui como principal meta a de desarticular facções que controlavam essas áreas, antes da reocupação do Estado.
Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) são microrregiões estaduais que contemplam cidades com demandas comuns, para que sejam instalados centros integrados com a presença de todos os órgãos de segurança.
Regime Adicional de Serviço (RAS) contempla agentes da segurança, quando intimados pela Justiça em dias de folga para depor na condição de testemunha ou autor de prisão ou apreensão.
“Estaremos 24 horas atrás de criminosos, nós não daremos trégua. Trabalharemos unidos e integrados para trilhar o melhor caminho para a Segurança Publica do Ceará”, garantiu Roberto Sá, durante a solenidade de posse.
“A nossa missão e o meu dever é que faremos tudo e seremos implacáveis contra o crime”, ressaltou Elmano.