O 28º Ceará Natal de Luz, promoção do Instituto CDL, vai promover, mais uma vez, a campanha de troca de garrafas plásticas por mudas de árvores. A ação, iniciada em 2007, que queria plantar 1 milhão de árvores até 2017, acabou tendo essa meta superada três anos antes, em 2014. Já em 2008, o evento entrou para o Guinness Book ao plantar 65 mil mudas em apenas 23 minutos e 30 segundos. Ao longo de mais de 15 anos de campanha, foram distribuídas mais de 2 milhões de mudas, incluindo espécies frutíferas, ornamentais e medicinais.
Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza, ressalta que o foco ambiental do Ceará Natal de Luz vai além da produção de oxigênio através das mudas. “Com a participação da comunidade, conseguimos dar um destino sustentável ao lixo. Somente em 2023, recolhemos 16 toneladas de garrafas PET”, reforça.
Campanha
Entre as espécies distribuídas desde o início da campanha, destacam-se o caju, acerola, goiaba, palmeira, noni, sapoti, pitanga, ata, graviola, manga, açaí e ipê, que simbolizam vida, beleza, frutos, amor e esperança. Essas mudas são cuidadosamente preparadas no Nosso Sítio, em Pacoti, localizado no Maciço de Baturité. Há uma década, o local é responsável pelo cultivo das plantas do Ceará Natal de Luz, sob os cuidados de floricultores e especialistas.
O trabalho no Nosso Sítio é contínuo ao longo do ano, englobando etapas que vão desde o plantio e germinação das sementes até a colheita e embalagem. “Temos uma equipe dedicada exclusivamente ao Ceará Natal de Luz. Para esta edição, serão distribuídas cerca de 140 mil mudas”, destaca Aldeni Alves, produtor da Agrofloresta, empresa responsável pelo cultivo no Nosso Sítio.
DETALHE – A 28ª edição do Ceará Natal de Luz, realizada pelo Instituto CDL de Cultura e Responsabilidade Social e pela CDL de Fortaleza, terá início no dia 22 de novembro, com a abertura na Praça do Ferreira.
SERVIÇO
*Mais informações: www.cearanataldeluz.com.br e Instagram @cearanataldeluzoficial
*Acesso gratuito.