Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Não ter um ato formal nomeando a Concha Acústica com o nome do Reitor Martins Filho não muda nada”

Cândido Albuquerque é ex-reitor da UFC

“O que me assusta é a retirada do nome do autor da obra para colocar o nome de um ex-aluno, morto quando lutava por suas ideias”, aponta o ex-reitor da UFC e jurista Cândido Albuquerque.

Confira:

Com surpresa, tomei conhecimento de que o Conselho Universitário da UFC, na sexta-feira (01.11), renomeou a “Concha Acústica e Auditório Reitor Antônio Martins Filho”, com o nome de Bergson Gurjão Farias, ex-aluno da UFC, morto pelas forças de segurança do regime militar de 64, quando lutava para a implantação de um regime socialista no Brasil.

Não entro no mérito das preferências ideológicas. O que me assusta é a retirada do nome do autor da obra para colocar o nome de um ex-aluno, morto quando lutava por suas ideias. Penso que outro espaço acadêmico poderia receber o nome de Bergson, respeitando-se a memória e a história do nosso primeiro e maior Reitor!

Na verdade, uma mudança dessa ordem, para ser democrática e legítima, deveria passar por uma consulta à sociedade na qual está inserida a Universidade. Os que hoje mudam a história da UFC nem mesmo faziam parte do universo acadêmico naqueles tempos!

Não ter um ato formal nomeando a Concha Acústica com o nome do Reitor Martins Filho não muda nada, por dois motivos:

A) o tempo consolidou a Concha Acústica como Auditório Reitor Martins Filho e, no máximo, o CONSUNI deveria ter formalizado o nome através de uma resolução. A Concha Acústica, foi construída pelo Reitor Martins Filho e, por reconhecimento da comunidade acadêmica, “batizada” com o nome do nosso primeiro Reitor. É o suficiente, inclusive porque está formalizado na placa que registra a inauguração! É a história!

B) a UFC não tem nenhuma razão acadêmica ou histórica, para nomear um equipamento tão importante com o nome do ex-aluno Bergson Gurjão Farias, o qual resolveu implantar uma ditadura socialista no Brasil e, para tanto, abandonou a Universidade e se transformou em um guerrilheiro, tendo sido delatado por um conhecido cearense, o que resultou em sua eliminação no Araguaia. Não há registro de qualquer ação acadêmica ou histórica que, por sua nobreza, justifique a homenagem ao ex-aluno Bergson.

Cândido Albuquerque é ex-reitor da UFC, professor e jurista

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias