Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“A Loura desposada do Sol”

Ernesto Antunes, consultor de empresas do Sebrae e Senai/CE. Foto - Arquivo Pessoal

“Vemos uma Fortaleza cosmopolita, com avanços em alguns setores estruturais e problemas sociais em outros”, aponta o administrador Ernesto Antunes. Confira:

Nesses quase três séculos de fundação de nossa Fortaleza, veio à lembrança a minha infância no bairro universitário do Benfica, onde costumava realizar andanças diárias pelas ruas e praças da cidade, correndo atrás de bolas de futebol, pipas e do famoso peão. Naquela época, começava a dar os primeiros passos como estudante do tradicional Colégio 7 de Setembro, sob a direção do saudoso Edilson Brasil Soares, que se destacava como instituição de ensino na famosa avenida do imperador.

Recordo também dos momentos em que podíamos pegar o ônibus Circular na Av. 13 de Maio e curtir uma boa praia com amigos na concorridíssima Praia do Náutico durante o dia. À noite, já bronzeado pelo sol menos escaldante de hoje, reunia a turma de amigos para paquerar as “cocotas” na Volta da Jurema, de figuras inesquecíveis como o Grafite e sua potente moto, e as famosas Peixadas do Meio e do Alfredo, conhecido como o rei da peixada.

Hoje, vemos uma Fortaleza cosmopolita, com avanços em alguns setores estruturais e problemas sociais em outros, decorrentes do inchaço populacional em bairros periféricos, oriundo das pessoas que o êxodo traz do interior do Estado. Mesmo assim, programas de capacitação e incentivos ao microcrédito têm sido uma tônica nessa gestão, visando minimizar os impactos sociais para pessoas consideradas de baixa renda.

A nossa Fortaleza amadureceu em relação às políticas públicas sociais, mas ainda carece de um transporte público eficiente, que possa oferecer à população o tão sonhado metrô para os deslocamentos nas chamadas áreas nobres da cidade.

Ao lembrar dos 298 anos de Fortaleza, não poderia esquecer dos famosos shows de humor, que me alegravam com a dupla inesquecível formada pelo saudoso Paulo Diógenes, da famosa Raimundinha, e pelo Ciro Santos com seu personagem favorito.

Não esqueço das noites de segunda-feira no Pirata e das quintas-feiras das famosas caranguejadas no Itapariká, ouvindo, na época romântica, o bom Paulo Façanha e seu violão desfilando os sucessos da nossa MPB, ou aos sábados, no chorinho do Cais Bar, na Praia de Iracema.

Também lembro da evolução de Fortaleza em relação aos espaços de lazer, com praças bem equipadas para adultos e crianças, incluindo as novas areninhas que oferecem entretenimento e impulsionam negócios em seu entorno, beneficiando a população da periferia.

Fortaleza, do pôr do sol na velha e agora nova Ponte Metálica, onde eventualmente vislumbrávamos golfinhos e botos, além de ainda visualizar o “Mara Hope” se despedaçando.

Portanto, neste aniversário de Fortaleza, esperamos que a alegria e o humor predominantes do povo cearense continuem sendo uma marca registrada, , enquanto torcemos por melhores condições e qualidade de vida para estas e outras gerações.

Ernesto Antunes é administrador e consultor empresarial

COMPARTILHE:

Uma resposta

  1. O Articulista resumiu muito bem a realidade de nossa cidade, com avanços e retrocessos.

Mais Notícias
“O desaparecimento do povo e as novas caras da democracia”

“O desaparecimento do povo e as novas caras da democracia”

"Das lições distantes do 'direito natural' e do 'contrato social' extraíram-se, com a revolução francesa, conceitos e preceitos que definiam a extensão dos espaços do Estado e da sua força

PRF prende envolvido no 8 de janeiro que tentava fugir para Argentina

PRF prende envolvido no 8 de janeiro que tentava fugir para Argentina

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, no município de Naviraí (MS), um homem foragido e que, segundo a corporação, participou dos fatos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, quando

Quatro feridos em desabamento no Vicente Pinzón

Quatro feridos em desabamento no Vicente Pinzón

Quatro pessoas ficaram feridas em um desabamento de alpendre no segundo andar de uma residência no bairro Vicente Pinzón, no início da tarde deste sábado (25). Entre os feridos estão

Morre Cláudia Veras, esposa do Raimundo dos Queijos

Morre Cláudia Veras, esposa do Raimundo dos Queijos

Morreu na noite dessa sexta-feira (24) a comerciante Cláudia Veras de Araújo, esposa do Raimundo dos Queijos, que possui duas lojas em Fortaleza, sendo o tradicional ponto no Centro. A

“O Clã Alexandrino Enlutado”

“O Clã Alexandrino Enlutado”

"Frei Hermínio nunca abandonou o navio de suas origens. Assim em 1958, na calamidade feroz, da seca, sua família partiu para Goiânia e depois na embrionária Brasília. Frei Hermínio ainda