Categorias: Artigo

“A presença da polícia na escola é a própria violência” – Por Tiago Barbosa

Tiago Barbosa é jornalista

“A bizarrice antecede palavras, posturas, citações a leis, conceitos, divergências, debates”, aponta o jornalista Tiago Barbosa

Confira:

Não interessa se o policial sabe ou não da lição ensinada na sala de aula.

Não interessa se o que argumentou tem validade, é estúpido (sim, é) ou se ancora em algum tipo de fantasia narrativa.

Não interessa.

Porque ele não tem qualquer autoridade legal ou profissional para invadir a unidade escolar.

Não desfruta de legitimidade ou autorização para violar a competência do professor.

Não tem direito de conspurcar o ambiente escolar com a farda, a arma, a truculência inerente à presença.

De nada importa se falou bem ou mal, se foi cordato ou rude (sim, foi), as palavras ou gestos utilizados.

Nada disso pertence ou deveria estar na área escolar, um espaço de aprendizado, de desenvolvimento humano, crítico e social, de construção da personalidade.

Debater modos, argumentos, conteúdo do que falou um policial invasor do universo escolar é, em si, um flerte com o absurdo.

É pressupor a possibilidade de coexistir a ostensividade policial com a liberdade de docência – um paradoxo da excrescência.

É essa concessão ao inaceitável a base para militarizar o ensino e trocar o senso crítico pela coleira da estupidez com disciplina.

Para submeter a criatividade e o livre pensar ao filtro de fanatismos e repressões com a ideia burra de associar educação à força.

Para dar respaldo a uma linguagem fascista de (falsa) ordem sob controle e castigo útil a um projeto de poder de sádicos e alienados.

A bizarrice antecede palavras, posturas, citações a leis, conceitos, divergências, debates.

A violência é a polícia na escola.

Tiago Barbosa
Jornalista, pós-graduado em História e Jornalismo, com passagem por jornais de Pernambuco

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais