Categorias: Cotidiano

Advogada pede monitoramento nos pontos de abandono de animais

Fortaleza passará a contar com vigilância eletrônica contra abandono e maus-tratos contra animais

A advogada Cinthia Belino, especialista na defesa dos animais, solicitou ao titular da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda, que as câmeras da Prefeitura de Fortaleza, já existentes para fiscalizar acidentes, crimes e infrações administrativas, possam também ser utilizadas para a fiscalização e combate ao abandono e maus-tratos de animais.

Cinthia Belino sugeriu ainda a instalação de câmeras em pontos específicos já conhecidos na cidade. Belino identificou áreas críticas com base em denúncias de protetores.

Ao apontar que esse tipo de crime comove a cidade, Holanda aprovou a sugestão e espera implementar um projeto piloto em três pontos de abandono indicados pela advogada. Já Marcilio Távora, diretor da Guarda Municipal, considerou que será mais um serviço usando as forças da segurança.

O projeto usará as câmeras Spia, através da Central de Operações Integradas (COI) Beira Mar, conforme confirmado pelo comandante da tropa, major Marcos Lima. Representando a Polícia Civil, o delegado Marcos Rattacazo assegurou a participação da polícia judiciária para que as comunicações das ocorrências possam ser realizadas nas esferas estadual e federal.

A advogada destaca a importância da supervisão por videomonitoramento como medida eficaz para aumentar a segurança e coibir o crime de maus-tratos contra os animais. Segundo ela, trata-se de um trabalho que não gera impacto financeiro para o Executivo, pois serão utilizados equipamentos já em funcionamento, proporcionando uma redução significativa da presença de animais nas ruas.

“Isso, por sua vez, aliviaria os abrigos e áreas públicas escolhidas como pontos de abandono”, comentou.

Cinthia Belino aponta que busca não apenas resguardar os direitos dos animais, mas também contribuir para a qualidade de vida e a saúde pública da comunidade.

Para ela, a implementação desse sistema de vigilância representa uma medida preventiva contra a crueldade praticada por criminosos, além de demonstrar um compromisso com o bem-estar coletivo e a construção de uma sociedade mais justa e responsável.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (1)

  • Venham para as periferias. Se não for só politicagem em período pré eleitoral, tá valendo.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais