Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Ainda dá para ler Montaigne?”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

Em artigo sobre o atual mercado literário, o ex-reitor da UFC, escritor e cientista político Paulo Elpídio de menezes Neto afirma que “considero o tamanho das minhas perdas ao ignorar os novos escritores que abastecem o mercado”. Confira:

Rendi-me à minha maneira à temporalidade da literatura. Menos pelos impulsos, cada vez menos visíveis, para novas descobertas,do que para ler as “páginas infinitas” da web de leituras em atraso.

Ao invés da necessidade, que a muitos intelectuais acode, de descobrir “revelações” de talentos expostos, penitencio-me pela inadimplência com leituras vencidas, inconclusas, deixadas no passado.

Tentei fazer um balanço intelectual, a exemplo do que se permitem alguns amigos, de cuja argúcia e brilho me sirvo desavergonhadamente. Decepcionante resultado de uma contabilidade improvável.

Como devedor renitente, só me vinham à lembrança leituras perdulárias, caídas em domínio público, mas ainda ignoradas por mim…

Nestes momentos de aflição e arrependimento pelo tempo desperdiçado, recorro à indulgência de alguns conselheiros credenciados.

Alder Teixeira tem-me sido de grande ajuda nessa lida, ademais das nossas contingentes, porém educadas, dissensões epistemológicas e dialéticas sobre o essencial da nossa perseverante discrepância.

Agora mesmo, faço uma demorada e circunspecta leitura (outros, menos contidos, falariam de uma improvável “releitura”…) de Montaigne, sob prescrição de Filomeno Moraes. Em texto atualizado, ainda que reembalado em francês…

Considero o tamanho das minhas perdas ao ignorar os novos escritores que abastecem o mercado. Sei que são bons, criativos e inovadores; faço fé no alvitre de Clauder e de Alder, meus confessores intelectuais por mim habilitados por livre escolha… Avalio, contristado, a extensão das minhas irrecuperáveis perdas. Como vencer esse apego insensato às perdas acumuladas de textos recolhidos, quando se multiplicam as evidências da engenhosa criatividade que nos cerca em textos inovadoras na forma, no conteúdo e na construção de uma nova linguagem reveladora?

Extraindo alguns episódios que trago comigo em meus guardados incomuns, lembro de uma cena inesquecível.

Alvaro Moreyra encontra-se com Josué Montelo à saída da biblioteca da Academia Brasileira de Letras, no Rio.
Vendo que o amigo trazia nos braços alguns livros, Montelo indaga, curioso sobre o que estava o amigo a ler, o que sobraçava com tanto interesse. De relance, vislumbrara as lombadas expostas de velhas encadernações. Lá estavam três livros de Eça de Queirós.

E Álvaro Moreyra, a desculpar-se: “são as minhas leituras de despedida”.

Não duraria uma semana, a confirmação daquelas amargas previsões se cumpriria.

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Lula, o Microanão Diplomático”

“Lula, o Microanão Diplomático”

Com o título "Lula, o Microanão Diplomático", eis artigo de João Arruda, professor aposentado da UFC e sociólogo. Ele bate duro na postura do Presidente com relação ao governo de

Relatório mostra desigualdades regionais no acesso a saneamento

Relatório mostra desigualdades regionais no acesso a saneamento

O relatório elaborado pela Comissão de Meio Ambiente do Senado para avaliar a Política Nacional de Saneamento Básico (Lei 11.445, de 2007) constata que o Brasil ainda registra grandes desigualdades

Ataque ao ônibus do Fortaleza é definido pela FCF como “tentativa de assassinato”

Ataque ao ônibus do Fortaleza é definido pela FCF como “tentativa de assassinato”

A Federação Cearense de Futebol (FCF) divulgou nota, nesta quinta-feira, acerca do atentado sofrido pelo time do Fortaleza nessa noite de quarta-feira, no Recife. Isso, quando a equipe teve o

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

Receita abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

A Receita Federal abriu, nesta quinta-feira (22), a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de fevereiro de 2024. O pagamento será feito no

Movimento Conservadores Cristãos de Fortaleza repudia fala de Lula contra Israel

Movimento Conservadores Cristãos de Fortaleza repudia fala de Lula contra Israel

O Movimento Conservadores Cristãos de Fortaleza divulgou nota de repúdio contra o presidente Lula e sua comparação dos ataques de Israel em Gaza com o holocausto. Considera "grotesca" a comparação