“Alegria!” – Por Tuty Osório

Ainda que não mais seja
Tuty Osório é jornalista, publicitária e escritora

“Neste lugar para onde você está vindo tem os horrores de Gaza, porém, tem também a Flotilha da Esperança”, aponta a jornalista e publicitária Tuty Osório

Confira:

É o que o teu nome significa, pequena criatura a caminho de nós. Como na música, na literatura, na palavra derradeira da mãe do amigo que assim se despediu ao partir. Você, que junto com os que já chegaram e os que estão por vir, é fundadora do nosso paraíso particular.

Para ser universal, como outro amigo recomendou, quero dizer-te, querida, que neste lugar para onde você está vindo tem os horrores de Gaza, porém, tem também a Flotilha da Esperança que navegou para socorrer os que lá sofrem. Talvez nem chegue, contudo, a rota que faz grita, bem alto, que se há reinos perversos, há generosidade em combate à impiedade.

Rebentarás do ventre que te abriga, brotarás para o jardim que cuidadosamente preparamos para ti. Atravessarás esse e outros jardins. No caminho e no destino, há gente que dá bom dia com um canto lírico pelo whatsapp. Gente que envia fotos recém tiradas das flores. Gente que vara praças e ruas compartilhando alimento com quem ali mora, por não ter abrigo.

Há gente que cura, salva, acolhe, abraça. Tenho boas notícias. O Aquecimento Global recuará mais cedo que o previsto. Não era nem previsto que recuasse. Cientistas atentos revelam, com otimismo e cuidado. A hegemonia dos impérios está agonizando e em seu lugar avançam povos que honram os Exus das encruzilhadas das trocas, da comunicação, das vozes que somam, ao invés de destruir.

Sim, querida, você vem a tempo de estrear num tempo em que a solidariedade está mandando o individualismo puxar o carro, sair fora. Há poucos dias, a mulher plantou Ipês na terra vermelha do Cerrado, junto com as pequenas mãozinhas de suas crianças. Crescerão e estarão em flor até ser a sua vez de preparar novas pequenas criaturas.

Olhos azuis, verdes, castanhos partiram e estão de partida. Outros olhos vieram e virão, inclusive os seus, num eterno ciclo de maravilhosas ironias, lindos recomeços.

Bem Vinda! Cá te esperamos.

Não, o amor não acaba – como escreveu, um dia, o brilhante cronista do século passado.

Não acaba porque estamos aqui. De pé. Como as árvores. Aquelas deste planeta atrapalhado. Vamos conseguindo preservá-las. Serão para ti o presente. Guardião do futuro que carregas contigo.

Tuty Osório é jornalista, publicitária, especialista em pesquisa qualitativa e escritora. Lançou em 2022, QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos); em 2023, MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA (10 crônicas, um conto e um ponto) e SÔNIA VALÉRIA A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho); todos em ebook, disponíveis, em breve, na PLATAFORMA FORA DE SÉRIE PERCURSOS CULTURAIS.Em dezembro de 2024 lançou AS CRÔNICAS DA TUTY em edição impressa, com publicadas, inéditas, textos críticos e haicais

COMPARTILHE:
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias