“Militante na alma, não tolera hipocrisia. Diz o que pensa na lata, e ouvir a palavra, partindo dele, pode ser privilégio e aprendizado”, aponta a jornalista e publicitária Tuty Osório. Confira:
O amigo fotografa pássaros pelo Brasil e além. Não lembro mais quando aconteceu o seu encontro com as lentes. Nem a motivação da escolha desses seres tão fascinantes, pequenos pontos coloridos que se movimentam rápido e às vezes parecem posar, como se conscientes fossem de sua superioridade.
Passei a prestar mais atenção depois que o amigo iniciou essas jornadas de passarinheiro. Assim ele chama as suas viagens. Passarinhar. Pode ser na Patagônia, na Serra da Capivara ou no Parque Nacional de Brasília. Na sua galeria tem pássaros da Caatinga, da Mata Atlântica, Cerrado, Floresta Amazônica. Escusado discorrer, arrisca alcançar para lá de cem páginas de crônica.
O amigo sempre expressou visão de mundo diferenciada. Militante na alma, não tolera hipocrisia. Diz o que pensa na lata, e ouvir a palavra, partindo dele, pode ser privilégio e aprendizado. Da turma dos tímidos exuberantes, o amigo que observa as aves e tenta eternizá-las em objetivas, sob a mão da sua subjetividade, é de uma bravura existencial que fortalece.
Amigos e amigas de verdade, desses que a gente pode contar, não tenho em quantidade. Como não sou de eventos, festas, bares, também não conto com aqueles de ocasião. Acontece que quem está ao meu lado, está como o poeta à beira do rio da sua aldeia. Para além do qual não há mais que estar ali, com verdade.
Passarinheiro passarinha pelo mundo e colhe belezas que fazem a gente sorrir e chorar. A fotografia prolonga a viagem até o infinito, nossa verdadeira vocação de viventes que podem olhar e estender o que veem.
É como traduzir-se, traduzir a cada um de nós, revelar o real mediado pelo sonho.
Nesse poema flagrado com paciência e sapiência não há abismo, nem silêncio. Só a solidão da arte. Contemplação e gozo.
Tuty Osório é jornalista, publicitária, especialista em pesquisa qualitativa e escritora. Lançou em 2022, QUANDO FEVEREIRO CHEGOU (contos); em 2023, MEMÓRIAS SENTIMENTAIS DE MARIA AGUDA (10 crônicas, um conto e um ponto) e SÔNIA VALÉRIA A CABULOSA (quadrinhos com desenhos de Manu Coelho); todos em ebook, disponíveis, em breve, na PLATAFORMA FORA DE SÉRIE PERCURSOS CULTURAIS