Categorias: Artigo

“As utopias destruidoras”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

“Como foi possível criar-se uma comunidade de inconscientes ativistas e de conflitos que opõem uns aos outros?”, aponta em artigo o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto. Confira:

Como chegamos, os brasileiros, à polarização política e ideológica que nos cega à luz da Razão e nos transforma em ativistas de causas improváveis?

Como a invenção retórica pôde vencer o bom senso e a lógica como instrumento e arma de contestação da realidade e de construção de metáforas fantasiosas ?

Como foi possível levar tão longe a exaltação do “eu” com a perversa desconsideração da liberdade de dissentir e discordar, base e fundamento de uma sociedade democrática?

Como foi possível criar-se uma comunidade de inconscientes ativistas e de conflitos que opõem uns aos outros e levam ao confronto, favorecendo, segundo Pierre Bourdieu, “a ampliação da distância social e mental em relação ao mundo real”?

Como foi possível imaginar a tentativa de aproximar-se do “mundo real” mediante a fidelização a desvios ideológicos, dominados pelo radicalismo de utopias irresponsáveis para a negação do mundo social “real”?

Como venceremos esta longa noite de transfiguração na qual se escondem as luzes da inteligência e da liberdade?

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais