A Associação dos Servidores da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Asseec) promove nesta quarta-feira (1°) o XXIII Seminário da Educação, com discussões voltadas à valorização dos servidores administrativos da educação. Neste ano, os debates abordam a vida dos profissionais em diferentes estágios de suas carreiras.
Uma das preocupações da Asseec é o superendividamento das pessoas idosas, diante do aumento do custo de vida e da fragilidade da previdência social, quando muitos aposentados se veem em situações financeiras difíceis. O evento sugere a necessidade de políticas públicas e medidas eficazes para proteger essa parcela da população.
Outro tema discutido é a invisibilidade do aposentado e a restrição de seus direitos, uma questão que afeta a sociedade como um todo.
O seminário também aborda o assédio moral no serviço público, que causa danos à saúde e ao bem-estar dos trabalhadores.
“Investir na qualificação e no reconhecimento desses trabalhadores é fundamental para garantir uma educação de qualidade e promover o desenvolvimento social e econômico do país”, comentou Rita Gomes, presidente da Asseec.