A equipe de Sustentabilidade do Beach Park registrou, na última segunda-feira, o nascimento de 142 tartarugas-de-pente na Praia do Porto das Dunas, em Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). Na última terça-feira, houve o nascimento de mais 172 tartarugas marinhas. Os 312 animais pertencem a espécie tartarugas-de-pente, a mais comum na região.
As tartaruguinhas alcançaram o mar em minutos, acompanhadas por voluntários, biólogos, colaboradores do Beach Park e vizinhos. Na segunda, ainda estavam presentes alunos da Escola Municipal Maria Façanha de Sá. O último nascimento registrado pelo Beach Park ocorreu no dia 31 de março deste ano, com 176 tartarugas.
Os ninhos vinham sendo monitorado pela ONG Apremace (Associação de Preservação do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico Educacional e Difusão da Cultura de Aquiraz), com o apoio da equipe de gestão ambiental do complexo turístico – que identificou o ponto de desova na praia e o isolou com cordas e placa, a fim de evitar o trânsito de pessoas.
O Beach Park conta com equipe treinada para os primeiros socorros nesse tipo de acontecimento.
DETALHE – A tartaruga-de-pente é considerada a “mais tropical de todas as tartarugas” e está distribuída entre mares tropicais e, por vezes, subtropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. É uma espécie criticamente em perigo, de acordo com União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), podendo alcançar até 110 cm de tamanho e 86kg.