Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Business Center Innovation: o Dia em que o Futuro Chegou!”

Mauro Oliveira é professor do IFCE

“No Ceará, nossas universidades são verdadeiros centros de produção de conhecimento e inovação”, aponta Mauro Oliveira, idealizador do Iracema Digital. Confira:

Imagine um grande jardim, onde cada planta, flor e árvore colaboram para criar um ecossistema vibrante e colorido. É assim que deve ser um Ecossistema de Inovação: um lugar onde universidades, empresas e governo trabalham juntos como abelhas numa colmeia, cada um fazendo sua parte para produzir o mel do progresso.

No Ceará, nossas universidades são verdadeiros centros de produção de conhecimento e inovação. Elas têm o potencial de atender às demandas da sociedade, das empresas e das instituições. O governo, por sua vez, deveria ser como um jardineiro zeloso, criando políticas públicas, com estratégias econômicas e programas sociais que fertilizem esse terreno com ideias e ideais, inovações e produtos para o benefício de todos no jardim, digo, da sociedade.

Mas ainda nos falta um “pouco de muita” coesão. No Ceará, as empresas, as universidades e o governo às vezes agem como se fossem ilhas isoladas, sem perceberem que estão todas no mesmo ecossistema (ou será que percebem e a eclesiástica vaidade ou darwiniano egoísmo atrapalha?). Por exemplo, muitas vezes um laboratório em uma universidade desconhece a existência de um laboratório com pesquisa similar em outra universidade, ou até mesmo dentro da mesma instituição. Também é comum ver empresários e gestores públicos pegando o “Corujão da VASP” pra Sampa em busca de soluções tecnológicas que já existem aqui no Ceará, com a mesma (ou melhor) qualidade e a um custo bem menor.

A pergunta que fica no ar é: por que o Ceará ainda não conseguiu consolidar um Ecossistema de Inovação? Vemos exemplos de sucesso em estados vizinhos e em outras regiões do Brasil, como Recife, Campinas e Florianópolis. Para tentar resolver esse enigma tupiniquim-alencarino, foi inaugurado recentemente o Business Center for Innovation Fortaleza – BCI. O objetivo do BCI é fortalecer nosso Ecossistema de Inovação, com uma estratégia focada na internacionalização de produtos e serviços do Ceará.

O BCI é uma iniciativa do iRede (Instituto de Gestão, Redes Tecnológicas e Energia), uma entidade privada que já trouxe mais de 600 milhões de reais em investimentos para o Ceará. Na inauguração, o iRede assinou um memorando de 200 milhões de reais com a Ison do Brasil para projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação junto a startups, médias e grandes empresas. A Ison do Brasil, uma empresa de soluções financeiras, se comprometeu a atrair investidores para projetos que impulsionem o desenvolvimento e a capacitação no estado.

O IRACEMA Digital, um incansável na luta pela inovação no Ceará, foi convidado para apoiar esta ação de internacionalização do BCI. Nos últimos seis anos, o IRACEMA Digital atual no fortalecimento do Ecossistema de Inovação no Ceará, tendo aprendido com iniciativas passadas como o programa governamental “MaisTIC”, de 2015 que, infelizmente, não teve resultado.

Desta vez, o BCI chega num momento de maturidade das empresas e startups cearenses, com uma estratégia eficiente de captação de investimentos externos combinada com a criação de bons projetos cuja elaboração e gestão terão a chancela do IRACEMA Digital.

Com a energia de seus 400 participantes e a experiência do seu Grupo Gestor, o IRACEMA Digital está pronto para essa nova fase. Junte-se a nós e à nossa Diretoria Executiva – Ricardo Liebmann, Nazareno Albuquerque, Claudio Ricardo, Marília Marinho, Gigi Borges e Mauro Oliveira – que não hesitam em dizer que, desta vez, o futuro chegou!

Mauro Oliveira é idealizador do IRACEMA Digital
Apoio: Antonio Barros Serra & ChatGPT4o

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

o espetáculo ‘Elis, A Musical’ poderá ser visto no período de 13 a 15 de setembro deste ano, no Cineteatro São Luiz. Desde a estreia, em 2013, o musical alcançou

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Um levantamento feito pela fundação holandesa IDH, com apoio do instituto de pesquisa WRI Brasil, mostra que há, pelo menos, meio milhão de hectares de caatinga com potencial de restauração.

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Novo, senador Eduardo Girão, confirma para 3 de agosto, a partir das 9 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira, a convenção que

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

A infectologista e pesquisadora brasileira Beatriz Grinsztejn será a primeira mulher latino-americana a exercer a presidência da International Aids Society (IAS), organismo internacional que reúne profissionais que trabalham com a

Ex-tucano coordena plano de gestão de Capitão Wagner; convenção será dia 3

Ex-tucano coordena plano de gestão de Capitão Wagner; convenção será dia 3

O pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, Capitão Wagner, definiu o ex-deputado estadual Carlos Matos como coordenador do seu plano de governo. Caberá ao ex-parlamentar, que já foi do PSDB,

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 61 milhões

As seis dezenas do concurso 2.752 da Mega-Sena serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, localizado na Avenida Paulista, nº 750, em São Paulo.