Mesmo com um excelente desempenho no Ensino Médio, Camilo Santana corre o risco de reprovação no Enem. A experiência do governador Camilo com a Universidade Estadual do Ceará, com a Universidade do Vale do Acaraú e com a Universidade Regional do Cariri tem sido de pouco valia ao ministro Camilo, diante da complexidade que é o Ensino Superior no Brasil.
Os vários atrasos na divulgação dos resultados do Sisu e do Prouni, apesar de comprometerem toda uma cadeia de matrículas e investimentos, não se comparam ao desgaste da lista “fake” do Ministério da Educação de aprovados no Enem.
Jovens rasparam suas cabeças, familiares propagaram nas redes sociais seus futuros engenheiros, médicos, advogados… pais deram início ao financiamento de veículos aos seus universitários, famílias se cotizaram para moradias de seus filhos nas distantes universidades… Tudo anulado, assim como na facilidade da anulação de uma questão do Enem.
Para o MEC, a lista fake, batizada oficialmente de “divulgação indevida”, ficou no ar apenas 25 minutos, quando foi retirada sem nenhum esclarecimento. O que o Ministério ainda não aprendeu é que a modernidade das redes sociais precisa de apenas alguns segundos para levar qualquer informação de ponta a ponta do país.
Já o ministro Camilo Santana, respaldado na experiência de professor da administração do Ceará, faltou à aula sobre o mesmo tema na condição de aluno da Esplanada dos Ministérios, no qual os acertos de cada pasta recaem para o professor Lula, enquanto os erros são da responsabilidade do aluno ministro.
É o caso do brilhante programa Pé-de-Meia, que combate a evasão escolar no Ensino Médio e incentiva a participação do aluno no Enem, em troca de uma poupança a ser resgatada ao final da conclusão dos três anos de escola pública.
O mérito do programa Pé-de-Meia é do professor Lula, o desgaste no processo do Enem é do aluno Camilo.
É uma questão de fácil acerto no Enem 2024…
Nicolau Araújo é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Marketing Político e com passagens pelo O POVO, DN e O Globo, além de assessorias no Senado, Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza, coordenador na Prefeitura de Maracanaú, coordenador na Câmara Municipal de Fortaleza e consultorias parlamentares. Também acumula títulos no xadrez estudantil, universitário e estadual de Rápido