Categorias: Política

Caminhada no Centro de Fortaleza cobra fim da escala 6×1

Hora de pressionar o Senado. Foto: Divulgação

Uma marcha da classe trabalhadora aconteceu, nessa quinta-feira, no Centro de Fortaleza. A mobilização foi organizada pelo Fórum das Centrais Sindicais e faz parte da jornada de lutas pelo fim da escala 6×1, com redução da jornada sem redução de salários. Os manifestantes se concentraram na Praça do Carmo, por volta das 14 horas, e, em seguida, saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro de Fortaleza.

A PEC do fim da escala 6×1, aprovada na Câmara Federal, encontra-se parada há um mês no Senado. O presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil), está segurando a pauta e não enviou à mesma a nenhuma comissão. Alcolumbre deixa claro que seu compromisso é com os patrões e com a PEC da escala 7×0, que acaba com a CLT e permite a supressão do descanso semanal, além de facilitar a redução de direitos como férias, FGTS e 13º salário. Essa PEC da escravidão foi assinada pelo senador Cearense Eduardo Girão (Novo).

Em sua fala durante o ato, o secretário-geral do Sindifort e da Intersindical, Augusto Monteiro, destacou que a Intersindical, juntamente com as entidades que constroem a central aqui no Ceará, o Fórum das Centrais, os movimentos sociais, o conjunto das entidades do movimento sindical e do movimento social, estão aqui em mais um ato pelo fim da escala 6×1 no Brasil, pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário. Cresce a pressão popular nas ruas, deve crescer também a pressão popular nas redes sociais, em torno do Senado Federal brasileiro, para que a gente consiga enterrar de vez a escala 6×1 no Brasil.”

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais