O Dia Mundial do Rock, a ser celebrado no próximo sábado, será marcado por diversos shows com entrada franca no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), em Fortaleza. Haverá diversas apresentações em homenagem a Luiz Carlos Porto, artista cearense que, com a banda O Peso, marcou a história do rock nacional, a partir dos anos 70. Os shows em homenagem a Luiz Carlos Porto começam às 20 horas deste sábado.
Luiz Carlos Porto, cearense do Benfica, estará presente ao evento. Desbravador e destemido músico, será homenageado por diversos nomes da cena cearense, que o admiram e são amigos do artista. As bandas Renegados, Gang da Cidade, Rossglow Banda, Ponto Final, Parahyba de Medeiros, acompanhados por outros destaques da cena cearense, como Marcos Maia, Emilio Schapfler, Caike Boquita, Diogo Farias, interpretarão sucessos dos seus dois discos, além de uma música autoral para reverenciar esse incrível vocalista e músico que ainda hoje surpreende quem o escuta, com seu trabalho atemporal e único.
Programação
A programação do sábado começa ao meio-dia, com show de Caíke Falcão, cantor, compositor e guitarrista cearense, seguida pelo show da cantora e compositora Claudine Albuquerque, sob o tema “Lady Babel”, uma jornada por clássicos do rock internacional.
Às 14h tem teatro infantil, com o K´Os Coletivo e o espetáculo “A estrela do rock”. Às 15h o grupo Carambola Artes e Eventos apresenta “Rockinho e a Fada Ritminha: Uma Aventura Musical pelo Tempo!”.
Também às 15h, seguindo até 18h30, o projeto Percursos Urbanos, coordenado pelo pesquisador Julio Lira, apresenta um passeio por locais marcantes para a música ao vivo em Fortaleza, destacando a cena cearense e a dinâmica dos shows na capital, com a participação do compositor, produtor cultural e jornalista Dalwton Moura, incluindo também uma singela homenagem a Cristiano Pinho, guitarrista, violonista, rabequeiro, compositor, arranjador, diretor musical e artista visual cearense, que se despediu no último dia 3 de julho, em uma perda inestimável para a música do Brasil e do mundo.
Às 16h, tem Trenzinho da História, com o pesquisador Gerson Linhares e Bode Ioiô. Também às 16h a programação especial permanente Ação Hip Hop apresenta Sonhares Company.
Às 17h, integrantes do Povo Pitaguary, Gil Pereira e Ukilombo Capoeira se apresentam na programação “Em Busca da Ancestralidade”, na Casa de Apoio Pitaguary.
Às 17h30, tem mais Ação Hip-Hop, seguindo com a Sonhares Company. Às 20h começam os shows coletivos em homenagem a Luiz Carlos Porto.
SERVIÇO
*Centro Cultural Banco do Nordeste – Rua Conde D´Eu, 560, Centro.