O Centro Cultural Belchior (Ccbel) vai abrir, às 17 horas desta sexta-feira, a exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva”.
O evento, que faz parte da programação do mês de aniversário de Fortaleza por meio do Festival Celebra, uma iniciativa do Instituto Cultural Iracema (ICI), terá a presença de Garcia, artista integrante da Escola do Pirambu, de Hélio Rôla e Gilberto Brito, criadores do Grupo de Estudos “Chico da Silva e a Escola do Pirambu”, atuante nas décadas de 1970 e 1980.
A exposição segue até o dia 18 de maio, com visitação gratuita e aberta ao público de terça a sábado, das 14 às 21 horas. A programação da exposição prevê ainda a realização de um seminário e o lançamento de um catálogo bilíngue com documentos históricos e textos de pesquisadores e críticos de arte.
Olho nas Obras
Serão, ao todo, 20 obras de autoria de Babá (Sebastião Lima da Silva), Chica da Silva (Francisca Silva), Claudionor (José Claudionor Nogueira), Ivan (Ivan José de Assis) e Garcia (José dos Santos Gomes), primeiros discípulos do artista Chico da Silva. A curadoria é de Flávia Muluc, com assistência de Jorge Silvestre. As obras pertencem ao acervo do artista Hélio Rôla.
Segundo a curadora Flávia Muluc, o objetivo é evidenciar a singularidade que representa a Escola do Pirambu nas Artes Visuais do Brasil. “Mais do que uma apresentação das obras, a ideia é que a exposição seja um espaço de encontros, diálogos e descobertas, atualizando o pensamento sobre o fenômeno que é a Escola do Pirambu de Chico da Silva”, explica Flávia.
Chico da Silva
Com suas composições fabulares, repletas de monstros mitológicos, animais fantásticos e outros personagens intrigantes, Chico da Silva revolucionou a arte brasileira, tornando-se um dos primeiros artistas de origem indígena a alcançar destaque nacional e internacional, quando prestigiado com menção honrosa na Bienal de Veneza de 1966.
DETALHE – A exposição “Escola do Pirambu: Um legado de Chico da Silva” é uma realização do Instituto Ecocult, com apoio do IX Edital das Artes de Fortaleza – Secultfor (Lei Nº 10.432/2015) e apoio institucional da Secultfor, do Instituto Cultural Iracema (ICI) e do Centro Cultural Belchior. Agradecimentos especiais: Alexandra Mollof Fine Art, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará e Pinacoteca do Ceará.
SERVIÇO
*Centro Cultural Belchior – Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema
*Visitação: De 19 de abril até 18 de maio de 2024, de terça a sábado, das 14h às 21h.
*Gratuito.