O controle dos ciclos econômico, operacional e financeiro de uma empresa objetivam ter a mensuração mais próxima sobre o tempo em que suas atividades são desenvolvidas. Sua importância se intensifica nos controles gerenciais que interferem na gestão direta do seu negócio, refletindo inclusive na sua cultura organizacional. Suas quantificações dependem dos seus processos de produção, da sua capacidade de vendas e de recebimento de seus clientes, bem como dos pagamentos a fornecedores.
Para sermos mais objetivos sobre essas explicações, vamos usar um exemplo hipotético de uma empresa, para ilustrar as situações:
Consideremos uma empresa onde as mercadorias passam em média 50 dias paradas no estoque, onde a média de recebimentos das contas a receber de seus clientes é de 70 dias, sendo o pagamento a fornecedores realizado em 30 dias. Vamos então montar os dados que usaremos para os cálculos dos ciclos:
– Prazo Médio de Estocagem (PME): 50 dias
– Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR): 70 dias
– Prazo Médio de Pagamentos a Fornecedores (PMPF): 30 dias
1 – Ciclo Econômico: é o tempo em que a mercadoria fica parada no estoque e compreende desde a data da compra da mercadoria, até o dia da saída para venda, não levando em consideração o recebimento do dinheiro do cliente.
Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)
Ciclo Econômico = 50 dias
2 – Ciclo Operacional: tem início na data da compra da mercadoria e vai até o recebimento dos clientes. Se, por acaso, a empresa trabalhar apenas com vendas à vista, o ciclo operacional será igual ao o ciclo econômico.
Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR)
Ciclo Operacional = 50 dias + 70 dias
Ciclo Operacional = 120 dias
3 – Ciclo Financeiro: esse ciclo compreende o período entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto melhor for o relacionamento da sua empresa com seus fornecedores, maior é a possibilidade de redução do seu ciclo financeiro.
Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional – Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)
Ciclo Financeiro = 120 dias – 30 dias
Ciclo Financeiro = 90 dias
REFLEXÕES:
É de suma importância que as empresas sempre busquem reduzir os seus ciclos financeiros, tendo sempre como base as limitações que seu mercado as impõe e o seu setor econômico.
Quanto menores forem os ciclos, mais rápido será o giro dos negócios, acarretando maiores retornos sobre os investimentos. Para o exemplo hipotético que trouxemos, temos um ciclo financeiro de 90 dias, implicando que durante 1 ano (360 dias – Ano Comercial) a empresa gira 4 vezes. Vejamos que após o pagamento a fornecedores, a empresa usa seu capital para financiar suas atividades. Visualizemos então a diminuição do ciclo financeiro estendendo o pagamento a fornecedores do instante A para o instante B. Poderíamos também tomar outras atitudes como a antecipação das vendas e dos seus recebimentos.
Esperamos que estes conhecimentos possam apoiar no melhoramento da gestão do seu negócio. Sucesso.
Respostas de 4
Obtemos boas práticas em tudo, quase sempre seguindo bons conceitos de ensinamentos importantes.
Válida orientação !! Muitos empreendedores desconhecem destes conceitos e praticam de forma intuitiva !
Assunto de grande relevância e abordagem perfeita!!
É um assunto de grande relevância para com a saúde financeira de uma empresa, para se manter sempre erguida e forte. Abordagem do assunto de uma forma simples e direta. Muito legal!