Categorias: Concurso

CNJ abre hoje inscrições para o 1º Exame Nacional dos Cartórios

Sede do Conselho Nacional de Justiça, em Brasília. Foto: Divulgação

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) abre, nesta quarta-feira, período de inscrições para o 1º Exame Nacional dos Cartórios (Enac). Esse prazo vai até o dia 27 de fvereiro. O objetivo, segundo a assessoria de imprensa do CNJ, é habilitar candidatos para concursos públicos destinados à titularidade de serviços notariais e de registros nos tribunais de justiça dos estados, Distrito Federal e territórios.

Para participar, é necessário preencher o requerimento no site da FGV, responsável pelo certame, pagar a taxa de inscrição de R$ 150 até 28 de fevereiro ou solicitar isenção até sexta-feira.

Podem participar:

  • Brasileiros natos, naturalizados ou portugueses com igualdade de direitos;
  • Pessoas maiores de 18 anos;
  • Bacharéis em Direito (com diploma reconhecido pelo MEC) ou profissionais com pelo menos 10 anos de experiência em serviços notariais ou de registro até 13 de junho de próximo.

Prova

O exame será composto por 100 questões de múltipla escoha, abrangendo temas como Direito Notarial e Registral, Constitucional, Administrativo, Tributário, Civil, Penal, Empresarial e Processual, além de conhecimentos gerais.
Para aprovação, é necessário alcançar:

  • 60% de acertos para a maioria dos candidatos;
  • 50% de acertos para candidatos autodeclarados negros, indígenas ou pessoas com deficiência.

DETALHE – O Enac é um exame de caráter eliminatório, que não implica concorrência ou preenchimento de vagas. O certificado de habilitação terá validade de seis anos, contados a partir da publicação do resultado final.

SERVIÇO

*Clique aqui para acessar o edital completo.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais