CNJ promoverá seminário para discutir Amazônia e Desenvolvimento Sustentável

Zona desmatada na Amazônia entrarános debates. Foto - Polícia Federal

Estão abertas as inscrições para o Seminário Amazônia: desafios atuais para a conservação e o desenvolvimento sustentável. O evento será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em sua sede, em Brasília, no dia 6 de agosto. Além de especialistas sobre o tema, o seminário contará com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com a programação, o primeiro painel do seminário vai tratar da Liderança Global do Brasil em Matéria Ambiental. O assunto será debatido pelo do presidente do CNJ e do STF, ministro Luís Roberto Barroso; e pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Observatório do Meio Ambiente, ministro Herman Benjamin.

Em seguida, será abordado o tema Indigenizando a Ciência da Conservação e o Salto Socioeconômico da Amazônia. O ministro do STJ Gurgel de Faria mediará o painel, que contará com a presença dos especialistas João Biehl, professor de Antropologia e diretor do Brazil LAB (Luso-AfroBrazilian Studies) na Universidade de Princeton (EUA); e do cofundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e codiretor da Amazônia 2030, Beto Veríssimo.

Já o Painel 3 vai tratar da Atuação em Defesa da Amazônia Legal e Sustentabilidade, com a procuradora-chefe da Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente da Advocacia-Geral da União (Pronaclima – AGU), Teresa Villac. Também participam o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, e a ministra do STJ Nancy Andrighi, que propôs a candidatura do Brasil para sediar o Tribunal Climático Internacional. A proposta de criação desse órgão vai ao encontro da necessidade de julgar casos relacionados a crimes ambientais, especialmente os relacionados às mudanças climáticas.

No encerramento, o ministro do STF Flávio Dino deve abordar a relevância e a urgência dos desdobramentos das questões ambientais e climáticas.

SERVIÇO

*Inscrições aqui.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais