Nesta quinta-feira, às 18 horas, no auditório da reitoria da UFC, o comando de greve dos servidores técnico-administrativos destaaInstituição vai realizar o painel “Educação é Investimento”. O evento contará com a presença do deputado Idilvan Alencar (PDT), vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara e coordenador da Comissão de Valorização dos Profissionais da Educação da Frente Parlamentar Mista da Educação.
Participarão também do painel Claudia Lóssio, servidora técnico-administrativa da UFC e integrante da coordenação da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), e Raquel Nepomuceno, servidora técnico-administrativa do IFCE e membro da direção do Sindicato dos Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Sindsifce).
O objetivo do evento é apresentar a situação dos servidores técnico-administrativos nas universidades e institutos federais e as consequências que a falta de valorização desses profissionais acarretam para a categoria e para a qualidade da educação superior. Atualmente, a evasão entre os TAEs chega a 70%, sobrecarregando e adoecendo os trabalhadores que permanecem nas instituições. A categoria lidera o ranking de pedidos de afastamento para tratamento de saúde.
Greve
A greve técnio-adsministrativos foi deflagrada em 11 de março, tendo como pautas principais a reestruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCTAE) e a recomposição salarial. Criado em 2005, o PCCTAE não teve nenhuma atualização, necessária para atender a modernização dos postos de trabalho e a complexidade de novas demandas da sociedade. Além disso, a categoria teve seus salários congelados entre 2016 e 2022, acumulando perdas de quase 50% em relação à inflação. De todas as carreiras do serviço público federal, a dos TAE é a que recebe a pior remuneração, com salário inicial próximo a dois salários mínimos.
SERVIÇO
*Auditório da Reitoria – Avenida da Universidade, 2853 – Benfica, Fortaleza.