Um comercial das sandálias Havaianas provocou histeria em parte da direita brasileira, que se indignou quando a atriz Fernanda Torres disse que não se deveria entrar 2026 com o pé direito, mas com os dois pés.
Políticos e ativistas da direita entenderam que haveria uma mensagem subliminar a favor da esquerda.
No Ceará, o vereador de Fortaleza, Inspetor Alberto (PL), o mesmo que no ano passado maltratou um porco ao arrastar o animal pelas orelhas e também xingou o então candidato a prefeito Evandro Leitão (PT) com palavras de baixo calão e ainda fez a ameaça de “prepara o teu caixão”, decidiu queimar pares de sandálias Havaianas ao entender de modo equivocado a propaganda. Entre as sandálias que foram para a fogueira estava a do neto, uma criança, quando o parlamentar não esclareceu se o menino entregou as sandálias por vontade própria ou se por outro tipo de medida.
Já o também vereador de Fortaleza, Marcelo Mendes (PL), foi mais racional e postou em suas redes sociais um comercial mais antigo das sandálias Havaianas, quando o jogador Romário fica com o pé direito e manda a outra sandália para o então jogador Diego Maradona.
As principais lideranças do PL no Ceará, o deputado federal André Fernandes, o deputado estadual Carmelo Neto e a vereadora Priscila Costa não fizeram menção ao comercial, assim como a liderança nacional da direita, o deputado federal Nikolas Ferreira.