Categorias: Política

Comissão aprova projeto que prevê nova atribuição para conselhos tutelares

Fachada de Conselho Tutelar de Fortaleza. Foto: Arquivo

A Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui entre as atribuições dos conselhos tutelares a promoção de campanhas de divulgação e treinamento para reconhecer transtornos da fala.

O texto também prevê que os conselheiros devem encaminhar para tratamento especializado os casos identificados entre crianças e adolescentes.

Os transtornos da fala são dificuldades presentes no uso das palavras, impedindo o discurso de maneira articulada. São exemplos a dislalia (distorção na pronúncia dos sons) e a gagueira.

O texto aprovado é o Projeto de Lei 3926/23, do deputado Marx Beltrão (PP-AL). A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), recomendou a aprovação.

“A medida contribuirá para o diagnóstico e intervenção precoces do problema. Assim, as crianças com distúrbios de fala poderão ser devidamente tratadas para que tenham um adequado desenvolvimento comunicativo”, disse Carneiro.

Ela apresentou duas emendas de redação, sem interferir no conteúdo do projeto, que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O projeto será analisado agora, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

(Agência Câmara de Notícias)

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais