Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Como dar nome às praças e ruas em Fortaleza”

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor e escritor, além de ex-reitor da UFC

“A quem se der ao trabalho de abrir o registro dos logradouros nesta cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção haverá de surpreender-se com a quantidade de ruas e de tantos patronos desconhecidos”, aponta o cientista político Paulo Elpídio de Menezes Neto. Confira:

O “canal da consagração” é invariavelmente a Câmara Municipal por iniciativa de um vereador. Às vezes pela pressão comunitária ou por arranjos políticos.

Cada localidade, município ou cidade tem a sua regulamentação própria para dar nomes aos logradouros e ao que for definido em lei.

Em Fortaleza, praças, ruas, becos, travessas, elevadores, elevados e pontes foram incluídos nesta categoria “logradouros”, a exemplo de outros centros urbanos igualmente importantes. Nova Iorque deu-lhes numeração e Brasília uma fórmula característica. Aqui, os nomes próprios são de uso habitual.

A quem se der ao trabalho de abrir o registro dos logradouros nesta cidade de Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção haverá de surpreender-se com a quantidade de ruas e de tantos patronos desconhecidos.

Como se dizia a propósito dos cemitérios — “nem todos os que aqui estão, deveriam estar,e muitos dos que não estão deveriam ser trazidos para cá” — os logradouros deveriam ser preservados das combinações familiares e políticas. Mas não o são.

O pior resulta quando uma dessas homenagens de conveniência ocupa o lugar de maior merecimento, retira-se uma denominação antiga, poética e sentimental e nela põe-se o nome de um anspeçada reformado. Apagou-se o nome da rua

Boa Vista, em Fortaleza, para chamar-se Floriano Peixoto e rua do Fogo, para major Facundo. Rua das Flores veio a chamar-se Castro e Silva, rua das Trincheiras, Liberato Barroso, travessa da Conceição para rua tenente Benévolo… No Conjunto Esperança, a rua do Canal passou a chamar-se recentemente Marielle Franco, vítima do tráfico no Rio de Janeiro… [História Abreviada de Fortaleza: crônica da cidade amada”, Mozart Soriano Aderaldo, Fortaleza Editora UFC, 1974].

A indulgência na concessão destes galardões urbanos responde pela avalanche de ilustres desconhecidos, parentes e políticos de arrabalde, que ombreiam com vultos respeitáveis em uma cidade cuja expansão não segue qualquer ordenação ou regramentos urbanos.

Os títulos de cidadania seguem pródigos e indistintos, as universidades danaram-se a conceder títulos de Doutor Honoris Causa a cantores e políticos de passagem, ao sabor das preferências ideológicas que delas tomaram conta.

Paulo Elpídio de Menezes Neto é cientista político, professor, escritor e ex-reitor da UFC

COMPARTILHE:
Mais Notícias
CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta quarta-feira (17) o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Luís Cesar de Paula Espíndola. A medida foi tomada

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS que entraram em greve no Ceará, nesta terça-feira (16), pedem apoio à sociedade, especialmente às pessoas que buscam algum serviço e conhecem as dificuldades para a liberação

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Órgãos e entidades da Administração Pública Federal terão mais 90 dias para se adequar às novas regras do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (17)

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Para o Fortaleza, somente a vitória interessa para, enfim, ingressar no grupo da Libertadores. Para o Vitória da Bahia, somente os três pontos interessam para sair da porta da zona

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto que garante a implantação de bula digital nos medicamentos e que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

E o motorista, quem responde pela vida do trabalhador?

"Professora relata sequestro em veículo de aplicativo no Rio de Janeiro", aponta a jornalista e professora Sara York. Confira: A professora Ana Cláudia de Souza, da Universidade Federal de Santa