Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Controle do Fluxo de Caixa é um ponto fundamental na Gestão Financeira – por Fabiano Mapurunga

Em nossas vivências diárias com algumas empresas, independente do porte das mesmas, percebemos uma dificuldade que é uma intersecção entre quase todas:

Administrar o seu Fluxo de Caixa de forma eficiente. Sendo mais básico ainda, boa parte das empresas não possuem nem mesmo um controle simples de fluxo de caixa, fato que, por si só, já gera inúmeros problemas.

Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa

Se já está complicado para quem tem um controle do seu fluxo de caixa, imagine para quem não tem nenhum!

A manutenção das atividades operacionais de qualquer empresa, depende de uma série de atividades que o empresário precisa dominar muito bem, e dentre essas está o controle sobre o seu fluxo de caixa. Não posso dizer que essa atividade é de grande complexidade, mas posso afirmar que ela é de suma importância para garantir a segurança no planejamento estratégico das empresas.
De um forma bem resumida e simples, o fluxo de caixa nada mais é do que a movimentação de entradas e de saídas de dinheiro do caixa da empresa, considerando um determinado período de tempo. Por tanto, quando falamos em ter um controle eficiente do seu fluxo de caixa, estamos nos referindo a técnicas e estratégias para controlar seus gastos e otimizar suas receitas.

Fluxo de Caixa
Fluxo de Caixa

Posso destacar aqui, alguns objetivos básicos para um bom controle de fluxo de caixa como:

– Conseguir medir o impacto de gastos futuros sobre o caixa da sua empresa;
– Procurar evitar saldos negativos nas contas;
– Conseguir compreender de forma clara, a origem e o destino de cada valor que entra e sai de seu caixa.

Vejam abaixo algumas dicas resumidas para se fazer uma boa gestão do seu fluxo de caixa:

1 – Determine um período para fazer a análise do seu fluxo de caixa
Esse período vai depender da sua atividade empresarial, e de suas sazonalidades e poderá ser diário, semanal, quinzenal ou mensal. Deixo claro que não é saudável, para o seu controle financeiro, que se passe de um mês.

2 – Faça o registro de todas as suas movimentações, e as enquadre nas contas corretas em seu plano de contas, e nos seus respectivos centros de custos
Independentemente do valores de entrada e saída, não deixe de registrar e de classificar no respectivo centro de custos. Essa ação, lhe proporcionará uma visão mais precisa de quais áreas estão lhe demandando mais recursos. Muitas empresas cometem o erro de negligenciar pequenas entradas e saídas, e assim não conseguem fazer um mapeamento eficiente e evitar desperdícios de dinheiro.
Procure sempre fazer o pré-lançamento de todas as suas despesas periódicas e a previsão de receitas esporádicas, isso dará mais realidade ao seu fluxo, e lhes poupará de surpresas desagradáveis.

3 – Escolha um método simples e objetivo para classificar suas despesas e receitas em seus registros de caixa
Você pode adotar cores como vermelho e azul, ou símbolos, o importante é que o registro fique bem evidente para que se possa fazer qualquer auditoria.

4 – Controle muito bem o seu estoque
Muitas empresas não conseguem entender que compras erradas podem prejudicar muito o seu fluxo de caixa, afinal o estoque parado representa capital imobilizado. Se for feito muito investimento em mercadorias que não tenham um bom giro, a empresa fatalmente terá dificuldades em seu caixa, pois o seu capital estará retido em suas prateleiras. Por isso, é muito importante que se tenha um controle eficiente do giro dos seus produtos e dos prazos de seus fornecedores.

5 – Monte um planejamento de curto e longo prazo
Um bom controle de fluxo de caixa permite ao empresário que seja feita uma previsão sobre a média de suas disponibilidades de caixa, e isso permite que seja feito um planejamento e uma programação sobre os investimentos futuros. Para tanto, pode ser calculado um valor médio dos seus saldos, tomando como referências os meses anteriores. Na sequência monte uma projeção de investimentos que possa contemplar o crescimento do seu negócio.

6 – Trabalhe com um software para gestão de fluxo de caixa
Vamos sempre procurar colocar a tecnologia a nosso favor, e hoje existem inúmeros softwares que podem integrar processos e fazer uma gestão automatizada para que seja devidamente alimentado o seu fluxo de caixa. Lembrando que é preciso ter, aliado ao software, pessoas comprometidas com o processo e competentes, a fim de alimentar e gerenciar todas as rotinas.

A tríade: Pessoas, Processos e Tecnologia deve fazer parte das suas prioridades da gestão.

7 – Diariamente faça a conciliação de todos os saldos das contas bancárias da empresa
Faça o monitoramento diário de todas as contas bancárias, procurando conciliar seus saldos com os lançamentos previstos. Faça o controle de todos os saldos seja das contas correntes, as poupanças, o cofre, as caixinhas administrativas e todos os outros locais onde se possua giro de capital.

# Importante:

Não confunda o limite do cheque especial com sua disponibilidade de caixa, pois isso pode lhe levar para uma perigosa ciranda de dívidas impagáveis.

Procuramos aqui demonstrar, de uma maneira bem superficial, que o controle de fluxo de caixa, é uma ferramenta vital para a sobrevivência do seu negócio e que, por isso, precisa merecer toda a atenção.
COMPARTILHE:

Respostas de 14

  1. A cada Domingo você traz um tema interessante, numa linguagem simples e objetiva. Gostei

  2. Fluxos controlados.
    Matéria importante para trabalho empresarial e também economia doméstica.
    Mais um bom e atraente tema prático.

  3. Ótima explicação que com certeza vai auxiliar numa melhor estratégia de fluxo de caixa.

  4. Parabéns pela explicação sobre fluxo de caixa. Ele(fluxo de caixa) é muito importante para a saúde da empresa.

  5. Parabéns pela explanação sobre fluxo de caixa. Ele(fluxo de caixa) é muito importante para a saúde da empresa.

  6. Parabéns pela explicação sobre o fluxo de de caixa. Muito importante!

  7. Matéria de muita relevância!! Parabéns pela excelente didática!!

  8. Sou fã da tríade – Pessoas, Processos e Tecnologia – como prioridade da gestão.

    Gerar Caixa sem a devida gestão é o caminho certo para desperdício de recurso e endividamento desnecessário.

  9. Excelentes os ensinamentos do Fabiano, não só para o mundo empresarial más também para a nossas vidas em geral.

Mais Notícias
Reduflação: produtos estão reduzindo de tamanho ou quantidade, e os seus preços estão permanecendo os mesmos? – Por Fabiano Mapurunga

Reduflação: produtos estão reduzindo de tamanho ou quantidade, e os seus preços estão permanecendo os mesmos? – Por Fabiano Mapurunga

Vocês a cada dia que passa, estão percebendo que os produtos vêm reduzindo de tamanho e seus preços estão ficando os mesmos, ou até aumentando? As nossas idas ao supermercado

Relevância e Cuidados Necessários nas Vendas em Cartão de Crédito para o Comércio Varejista – por Fabiano Mapurunga

Relevância e Cuidados Necessários nas Vendas em Cartão de Crédito para o Comércio Varejista – por Fabiano Mapurunga

Acompanhar o movimento das vendas do seu comércio, é de suma importância para entender que pontos precisam ser melhorados e como os melhorar. As empresas não podem apenas ficar reféns

Funcionamento da Política Monetária – por Fabiano Mapurunga

Funcionamento da Política Monetária – por Fabiano Mapurunga

Presenciamos em nosso cotidiano, um impacto direto em nossos bens e serviços de consumo, ocasionado pelos efeitos inflacionários. Um dos papéis do Banco Central é justamente, o controle da inflação,

Entendendo o Mercado de Derivativos sem Complicações – por Fabiano Mapurunga

Entendendo o Mercado de Derivativos sem Complicações – por Fabiano Mapurunga

Hoje vamos tratar de um tema que possui grande envergadura no mercado financeiro, mas que ainda é pouco conhecido pela grande maioria dos empresários, e dos profissionais que gerenciam os

Diferenças entre investir por uma Corretora e um Banco – Por Fabiano Mapurunga

Diferenças entre investir por uma Corretora e um Banco – Por Fabiano Mapurunga

Esse tema traz uma relevância significativa, pois mexe com nossos costumes, cabendo até mesmo o termo “ser convencional”, em nossas características. Vamos hoje expandir nossos horizontes, e demonstrar que além

VALUATION – Quanto vale uma empresa para o mercado? – por Fabiano Mapurunga

VALUATION – Quanto vale uma empresa para o mercado? – por Fabiano Mapurunga

Vamos hoje conversar um pouco, sobre como podemos mensurar o valor de mercado de uma empresa para que possamos conduzir operações de venda e de compra de suas ações. Precisamos