A Universidade de Fortaleza fecha o ano com um tento importante em se tratando de conceito em sustentabilidade. O curso de Energias Renováveis obteve nota 4 (máxima) no ranking do Ministério da Educação. Na prática, a graduação não apenas oferece conhecimentos técnicos avançados na área, mas também se propõe a cultivar consciência ambiental e responsabilidade social nos estudantes.
Diante desse cenário, a Unifor reforou o preparo de uma nova geração de profissionais especializados em energia renovável, abrangendo áreas como energia eólica, solar, biomassa e outras fontes, incluindo o mais novo nicho do mercado: hidrogênio verde.
O Curso
O curso de Energias Renováveis tem duração de dois anos, com o intuito de inserir os profissionais de forma mais rápida no mercado de trabalho. É voltada a quem deseja trabalhar no planejamento, implantação, construção, manutenção e operação de sistemas de geração de energia elétrica baseados em fontes renováveis.
A abrangência da graduação permite que os estudantes compreendam o panorama regulatório e operacional do setor. Essa visão holística capacita esses futuros profissionais a liderarem inovações, implementarem soluções sustentáveis e atuarem como agentes de mudança em um setor cada vez mais crucial para o desenvolvimento sustentável.
A Instituição ainda oferece um amplo espaço e infraestrutura de ponta para a capacitação nas mais diversas áreas em energia renovável. Bruno Ricardo de Almeida, coordenador da graduação, destaca que o conteúdo programático promove integração entre aspectos teóricos e práticos da vivência profissional. “O curso de Energias Renováveis da Unifor forma alunos por meio de professores que têm vivência de mercado ampla e consciente. Isso faz com que a troca de experiência em sala de aula com o aluno em formação seja a mais realista possível.”
DETALHE -A Unifor também conta com duas subestações elétricas que operam em tensões de 69 mil volts (69 kV) e 13.8 mil volts (13.8 kV). Tais equipamentos servem como laboratório de estudos a céu aberto para diferentes cursos da instituição, principalmente de Energias Renováveis.
DETALHE 2 – Além disso, o corpo docente utiliza softwares de simulação para trazer imersão e interatividade nas aulas. Os estudantes trabalham projetos de sistemas fotovoltaicos por meio da ferramenta PVSOL, que permite que os usuários realizem análises precisas para otimizar a eficiência de instalações de sistemas solares.
SERVIÇO
*Mais informações e inscrições no site da Unifor aqui.