A dabandada dos parlamentares do PDT para o PSB já tem data para começar: dia 3 de fevereiro próximo.
A informação foi dada, nesta sexta-feira, pelo secretário da Regional IV, o deputado estadual Osmar Baquit, numa entrevista ao Programa do Rubão.
“Vou para o PSB. Está definido. Estou conversando com o senador Cid”, disse Baquit, adiantando que outros nomes do PDT deverão seguir esse mesmo caminho.
Além de Baquit, outros parlamentares do PDT conseguiram uma Carta de Anuência para sair da sigla sem questionamentos de mandato.
Na equipe
Baquit lembrou que o deputado federal e presidente nacional em exercício do PDT, André Figueiredo, está apoiando a gestão do prefeito Evandro Leitão (PT), não havendo mais clima de atritos políticos.
Na equipe de Evandro, inclusive, entrou Francisco Ibiapina, correligionário de André Figueiredo, que responde pela Secretaria Regional VII.
Eudoro Santana
Para o presidente estadual do PSB, Eudoro Santana, o partido deverá filiar, neste início de 2025, de oito a nove deputados estaduais, além de três a quatro federais. O número coincide com os parlamentares que receberam carta de anuência do então presidente interino do PDT, senador Cid Gomes, atualmente no PSB.
Em entrevista ao Blog do Eliomar, em dezembro último, Eudoro ainda aponta para filiações de mais quatro a cinco suplentes, entre federais e estaduais, igualmente beneficiados pela carta de anuência, que no fim de novembro foi validade pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após um ano de recursos na justiça movidos pela direção nacional do PDT.
Uma resposta
Bom início de ano meu amigo e irmão Eliomar de Lima ou Nicolau Araújo. Há uma boa possibilidade de fusão partidária entre o PSB e o PDT num futuro próximo (2027).
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa é diretor-executivo da Consultoria LCFB