Categorias: Política

Deputada quer Festival do Pratinho virando evento do Calendário Oficial do Ceará

Marta Gonçalves é autora da proposta. Foto: Alece

Um projeto de lei quer incluir o“Pratinho”, uma das iguarias mais queridas e tradicionais da gastronomia popular cearense, no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A deputada estadual Marta Gonçalves é autora do projeto de lei 557/25, em tramitação na Assembleia Legislativa.

Essa iniciativa da deputada complementa um passo histórico dado recentemente pelo Governo do Estado: a sanção da Lei N.° 19.363, de 4 de julho de 2025, que reconhece o “Pratinho” como de Relevante Interesse Cultural do Estado do Ceará.

“Pratinho não é apenas um prato; é uma tradição que une famílias e movimenta a economia dos pequenos produtores. Com a Lei 19.363, já garantimos o reconhecimento do seu valor cultural. Agora, com o Projeto 557/25, queremos assegurar que o festival que celebra essa iguaria tenha o suporte necessário do Estado para crescer, gerando renda e promovendo o turismo cultural em todas as nossas regiões” afirma a deputada Marta Gonçalves.

O festival, que já caminha para sua terceira edição com grande sucesso de público, tem como objetivo principal celebrar a identidade alimentar do povo cearense, fortalecer o empreendedorismo gastronômico e movimentar a economia criativa local. A proposta prevê que o evento ocorra anualmente durante a segunda quinzena de julho.

O projeto propõe que o Poder Público, através de secretarias como Cultura, Turismo e Agricultura Familiar, ofereça apoio técnico e institucional para a expansão do festival, permitindo que a valorização do pratinho alcance cada vez mais cearenses e turistas, consolidando ainda mais o orgulho da culinária regional.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais