O deputado federal Idilvan Alencar (PDT) apresentou projeto de lei que propõe 50% das vagas do ITA para estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública. Na tarde da sexta-feira (19), na Base Aérea de Fortaleza, o presidente Lula irá lançar a pedra fundamental do ITA, a segunda unidade do instituto, desde a sua criação, há 73 anos, em São José dos Campos/SP.
“A iniciativa do deputado Idilvan Alencar é desafiadora e, certamente, será abraçada pela sociedade brasileira, uma vez que tornará o Instituto um espaço mais justo e democrático. O projeto em questão lembra muito o que implementei em 2006, quando presidi o IMPARH, garantindo 50% das vagas dos cursos de línguas para estudantes oriundos da rede pública. Naquela época, percebi que a quase totalidade das vagas eram preenchidas por alunos da rede privada de ensino. Desde então, a estratégia se mostrou exitosa e mudou o perfil do IMPARH”, comentou o historiador Acrísio Sena.
“Não tenho dúvida que o projeto do deputado Idilvan Alencar vai sensibilizar o Congresso Nacional e o governo Lula, possibilitando que as duas unidades do ITA sejam referência em qualidade do ensino e igualdade de oportunidades”, disse Acrísio.