Com o título “Desonra Cidadã: Reafirmo, Bolsonaro NÃO é cidadão de Fortaleza”, eis o artigo do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Rafael Mesquita. Confira:
A recente decisão da Câmara de Vereadores de Fortaleza de conceder o título de cidadão fortalezense a Jair Bolsonaro desencadeou uma intensa onda de ódio contra mim, presidente do Sindjorce, por liderar a oposição a essa polêmica homenagem.
Após o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), entidade máxima representativa dos jornalistas, por minha liderança, expressar veementemente o repúdio a essa decisão lamentável, tornei-me alvo de ataques pessoais. Tentam, neste momento, silenciar-me inundando as redes sociais com ataques direcionados às minhas contas e às do Sindjorce.
A proposta apresentada pelo vereador Julierme Sena parece negligenciar a conduta prejudicial de Bolsonaro, notadamente sua postura preconceituosa e descomprometimento com a vida durante a pandemia. É ultrajante que Bolsonaro seja homenageado na capital do nosso estado, considerando sua posição como o maior violador dos direitos dos jornalistas no país. De 2019 a 2022, foram registrados 570 ataques a veículos de comunicação e jornalistas, média de 142,5 agressões por ano, evidenciando uma ameaça constante à liberdade de imprensa.
Ademais, Bolsonaro contribuiu para o desmantelamento da Empresa Brasil de Comunicação, onde trabalhadores foram perseguidos e tiveram seus direitos negligenciados.
Não poderia ser diferente, povo de Fortaleza! Destacar um erro e a conduta inadequada de parte dos vereadores levou a uma onda de ódio contra mim. Sempre defendi as liberdades democráticas, a democracia e a cidadania. Orgulho-me de liderar os e as jornalistas no Ceará e não recuarei diante dos ataques! Meu nome é resistência, desde a formação com bolsa do Prouni até o sucesso profissional e como líder de minha categoria, a minha experiência é marcada pela luta. A idiotice não me calará! Jamais!
Não recuarei! O Sindjorce não recuará! Permaneceremos firmes na busca pela verdade! E a verdade é uma só: Bolsonaro não representa Fortaleza nem o povo do Ceará! Nenhuma força política ou milícia digital nos fará pensar o contrário!
Resistiremos, como sempre! Conto com seu apoio, povo de Fortaleza, que conhece a dor e delícia de ser fortalezense, vamos enfrentar mais mais essa dificuldade! À luta! Eles não passarão! Nós venceremos!
Agradeço imensamente à bela corrente de apoio!
A verdade prevalecerá!
Rafael Mesquita é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará – Sindjorce
Respostas de 8
Certissimo. È absurdo, é nojento dar um titulo em nome do povo a um ex-presidente que so fez o mal para o povo, sem que o povo esteja a favor disso.
Bolsonaro é literalmente um ser abjeto, como político, como pai de família, como ser humano. Não tem nenhuma qualificação positiva. É simplesmente o que há de pior no meio dos seres humanos. É criminoso dizê-lo representante de qualquer povo, mormente o nordestino.
Absolutamente sem sentido esse titulo para que sempre menosprezou e atacou nordestinos. Todo nosso apoio ao jornalista que se posicionou contra esse titulo a quem nunca fez nada pelo nosso estado Ceará e muito menos por Fortaleza.
Se acontecer , vou ter vergonha de ser cearense
Valeu Rafael !!
Sua posição me representa
Somo resistência
Estamos juntos
Quem é Julierme Sena, quem representa, quais seus dados, informações, etc. ??????
Não acredito que aquela coisa ganhará seja onde for algum tipo de homenagem. Ele reúne tudo que pode haver de ruim em um “ser humano”.
Esse título é uma ofensa para o povo de Fortaleza, e deve ser anulado..