Categorias: Política

“Desonra Cidadã: Reafirmo, Bolsonaro NÃO é cidadão de Fortaleza”

Rafael Mesquita é presidente do Sindjorce

Com o título “Desonra Cidadã: Reafirmo, Bolsonaro NÃO é cidadão de Fortaleza”, eis o artigo do presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará, Rafael Mesquita. Confira:

A recente decisão da Câmara de Vereadores de Fortaleza de conceder o título de cidadão fortalezense a Jair Bolsonaro desencadeou uma intensa onda de ódio contra mim, presidente do Sindjorce, por liderar a oposição a essa polêmica homenagem.

Após o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), entidade máxima representativa dos jornalistas, por minha liderança, expressar veementemente o repúdio a essa decisão lamentável, tornei-me alvo de ataques pessoais. Tentam, neste momento, silenciar-me inundando as redes sociais com ataques direcionados às minhas contas e às do Sindjorce.

A proposta apresentada pelo vereador Julierme Sena parece negligenciar a conduta prejudicial de Bolsonaro, notadamente sua postura preconceituosa e descomprometimento com a vida durante a pandemia. É ultrajante que Bolsonaro seja homenageado na capital do nosso estado, considerando sua posição como o maior violador dos direitos dos jornalistas no país. De 2019 a 2022, foram registrados 570 ataques a veículos de comunicação e jornalistas, média de 142,5 agressões por ano, evidenciando uma ameaça constante à liberdade de imprensa.

Ademais, Bolsonaro contribuiu para o desmantelamento da Empresa Brasil de Comunicação, onde trabalhadores foram perseguidos e tiveram seus direitos negligenciados.

Não poderia ser diferente, povo de Fortaleza! Destacar um erro e a conduta inadequada de parte dos vereadores levou a uma onda de ódio contra mim. Sempre defendi as liberdades democráticas, a democracia e a cidadania. Orgulho-me de liderar os e as jornalistas no Ceará e não recuarei diante dos ataques! Meu nome é resistência, desde a formação com bolsa do Prouni até o sucesso profissional e como líder de minha categoria, a minha experiência é marcada pela luta. A idiotice não me calará! Jamais!

Não recuarei! O Sindjorce não recuará! Permaneceremos firmes na busca pela verdade! E a verdade é uma só: Bolsonaro não representa Fortaleza nem o povo do Ceará! Nenhuma força política ou milícia digital nos fará pensar o contrário!

Resistiremos, como sempre! Conto com seu apoio, povo de Fortaleza, que conhece a dor e delícia de ser fortalezense, vamos enfrentar mais mais essa dificuldade! À luta! Eles não passarão! Nós venceremos!

Agradeço imensamente à bela corrente de apoio!

A verdade prevalecerá!

Rafael Mesquita é presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará – Sindjorce

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Ver comentários (8)

  • Certissimo. È absurdo, é nojento dar um titulo em nome do povo a um ex-presidente que so fez o mal para o povo, sem que o povo esteja a favor disso.

  • Bolsonaro é literalmente um ser abjeto, como político, como pai de família, como ser humano. Não tem nenhuma qualificação positiva. É simplesmente o que há de pior no meio dos seres humanos. É criminoso dizê-lo representante de qualquer povo, mormente o nordestino.

  • Absolutamente sem sentido esse titulo para que sempre menosprezou e atacou nordestinos. Todo nosso apoio ao jornalista que se posicionou contra esse titulo a quem nunca fez nada pelo nosso estado Ceará e muito menos por Fortaleza.

  • Valeu Rafael !!
    Sua posição me representa
    Somo resistência
    Estamos juntos

  • Quem é Julierme Sena, quem representa, quais seus dados, informações, etc. ??????

  • Não acredito que aquela coisa ganhará seja onde for algum tipo de homenagem. Ele reúne tudo que pode haver de ruim em um "ser humano".

  • Esse título é uma ofensa para o povo de Fortaleza, e deve ser anulado..

Esse website utiliza cookies.

Leia mais