Com o título “Diálogo, todo dia, com todo mundo, e logo”, eis artigo de Marcelo Alcântara Holanda, médico e professor da Universidade Federal do Ceará, idealizador do capacete Elmo. Ele aborda o cenário a ser enfrentado pelo prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT).
Confira:
.
Eita, acabou a eleição para prefeito de Fortaleza. Uma vitória apertada de Evandro Leitão (PT) na quarta maior Capital do País sinaliza vários pontos para reflexão. Talvez o mais importante e que pode gerar um movimento virtuoso é a necessidade de um amplo DIÁLOGO com a sociedade.
Ela está muito dividida, talvez mesmo fraturada e, em boa parte, muito insatisfeita com a política e com os governos.
Há que se fortalecer e aprofundar a nossa Democracia. É preciso ter uma mentalidade includente e inovar nos métodos de participação social e na interação com as pessoas e as instituições. Todo mundo.
É preciso conversar e se articular dentro e fora das bolhas até que possamos rompê-las e literalmente respirarmos e usufruirmos do mesmo ar. Vamos focar nos resultados que a maioria das pessoas, em especial as mais vulneráveis, tanto
esperam.
Todos os fortalezenses que amam esta cidade, tenho certeza, estarão à disposição para o chamado do seu novo prefeito e sua equipe de governo para iniciativas que agreguem valor a nossa cidadania. Mais uma chance de união em torno de boas propostas se apresenta.
Caro prefeito eleito, vamos conversar, com todos, todos os dias. Vamos refletir e aperfeiçoar os planos e ações do governo. Vamos ousar e inovar criando uma Fortaleza realmente inteligente, inclusiva e feliz.
*Marcelo Alcântara Holanda,
Médico e professor da Universidade Federal do Ceará e idealizador do Capacete Elmo.
Uma resposta
Ótima sugestão, Dr Marcelo. Mesmo que as feridas ainda estejam expostas, nós temos que ser resilientes e se desarmar em nome da sociedade. Acredito que Evandro Leitão tem equilíbrio suficiente para dialogar com
quem o insultou. Agora, como prefeito eleito de Fortaleza, tem a oportunidade de buscar a participação da sociedade, em todos os níveis, para construir um novo modelo de cidadania.