Com o objetivo de proporcionar a melhor formação técnica, networking e troca de conhecimento, a diretoria de Gestão de Parcerias da Cagece, que tem a frente o advogado Luciano Arruda, participou, no entre os dias 12 e 20 deste mês de outubro, em Portugal, do II Benchmarking Internacional Saneamento Ambiental Portugal. Com esses dirigenes, também profissionais do setor ambiental, agências reguladoras, empresas, consórcios, concessionárias e órgãos de fomento.
Além do foco especial na área – abastecimento de água para consumo; drenagem e gestão de águas pluviais, coleta e tratamento de esgotos sanitários, gestão e valorização dos resíduos sólidos urbanos – os participantes trocaram experiências acerca das expertises do setor.
“Foram exploradas as inovações na área de saneamento ambiental, desde o planejamento, arranjos regionais, modelo de negócios, concessões e PPP, controle e licenciamento ambiental, até o conhecimento das infraestruturas operacionais” destacou o diretor Luciano Arruda.
Ainda segundo o diretor da PPP, a imersão em Portugal “foi importante para pensarmos sobre a relação com o consumidor, indicadores de qualidade, modelagem tarifária, regulação dos contratos de concessão e tecnologias consolidadas, com foco no controle de perdas e fugas, produção e eficiência energética, verticalização das atividades de saneamento, reuso de água, valorização de lamas e lodos”, concluiu.
O II Benchmarking Internacional Saneamento Ambiental em Portugal contou com palestras, workshops e visitas técnicas à Agência Portuguesa do Ambiente (APA); ao Laboratório de Águas da EPAL, à ETA de Vale da Pedra, entre outras.