Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Dois projetos da deputada Marta Gonçalves se tornam leis estaduais

Deputada estadual Marta Gonçalves (PL). Foto: Divulgação

Dois projetos de autoria da deputada Marta Gonçalves, aprovados na Assembleia Legislativa, foram sancionados pelo governador Elmano de Freitas e já  publicados no Diário Oficial do Estado. Agora se tornaram leis estaduais. A lei 18.732, que institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a paralisia cerebral e a Semana Estadual de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral e a Lei 18.733, que institui o Dia Estadual da Pessoa com Surdocegueira.

A lei 18.732/2024 determina que o Dia Estadual de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral ocorrerá, anualmente, em 6 de outubro e a Semana Estadual de Conscientização sobre a Paralisia Cerebral ocorrerá no período compreendido entre domingo e sábado da respectiva semana do dia 6 de outubro de cada ano. A Semana tem por objetivo promover a conscientização, a prevenção e o tratamento adequado para a garantia de direitos de pessoas com Paralisia Cerebral.

Durante esse período poderão ser realizadas atividades e campanhas pelo poder público, em cooperação com a sociedade civil organizada e entidades privada, para o esclarecimento e a conscientização da sociedade sobre a Paralisia Cerebral.

“O objetivo principal dessa Lei é a conscientização dos cidadãos do Estado do Ceará quanto à paralisia cerebral por meio da disseminação e implementação medidas preventivas e educativas
para um diagnóstico precoce na infância, além da promoção de informação de combate ao preconceito e inclusão das pessoas com paralisia cerebral e suas famílias”, afirma a deputada Marta Gonçalves.

Surdocegueira

A outra lei, a de número 18.733/2024, institui o Dia Estadual da Pessoa com Surdocegueira que ocorrerá, anualmente, em 12 de novembro. Esse dia tem como propósito o desenvolvimento de conteúdos para conscientização da sociedade sobre as necessidades específicas de organização e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional, e para combater o preconceito e a discriminação.

O Dia Estadual da Pessoa com Surdocegueira tem por missão a adoção de medidas de prevenção, visibilidade, apoio e informação sobre as pessoas com surdocegueira, estimulando a adoção de investimento e o combate a todas as formas de discriminação. Estima-se que no Brasil existam cerca de 40 mil pessoas com surdocegueira. Para a deputada, é imprescindível a conscientização quanto à existência das pessoas com surdocegueira, uma vez que as pessoas com tal deficiência são identificadas comumente apenas em relação apenas à cegueira ou à surdez.

“Sabemos que as duas deficiências juntas exigem mecanismos diferenciados para a acessibilidade. E não somente quanto a mobilidade, mas também quanto a comunicação para permitir sua efetiva participação na sociedade”, destaca Marta Gonçalves.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
“Sou eu” – Chrystian

“Sou eu” – Chrystian

https://www.youtube.com/watch?v=U9dqeSOrJTc Homenagem do Blogdoeliomar ao cantor e compositor goiano José Pereira da Silva Neto, o Chrystian, que nos deixou aos 67 anos.

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Vozão não sai do 0 a 0 e se mantém na incômoda metade da tabela

Este ano prometia não ser igual ao que passou, após o Vozão ter visitado o G4 por toda uma rodada. Mas eis o Ceará de volta à metade da tabela,

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

Deputada é cassada por pagar tratamento estético com dinheiro público

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) cassou, por unanimidade, o mandato da deputada federal Silvia Waiãpi (PL-AP) por uso de verba pública de campanha eleitoral para procedimento estético durante

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Vozão precisa vencer hoje o Sport para não se afastar do G4

Com quase um terço de temporada, o Ceará precisa vencer o Sport, na noite desta quinta-feira (20), a partir das 21h30min, no Castelão, para não se afastar do G4 da

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

5 a 3 – Após voto de Toffoli, STF continua sem decisão sobre porte de maconha

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quinta-feira (20) para manter a constitucionalidade da Lei de Drogas, norma que definiu penas alternativas a usuários de drogas.

“Tiros numa quinta-feira”

“Tiros numa quinta-feira”

"O presidente chegou, a assembleia incendiou, o dólar subiu, o cantor sertanejo faleceu, destaques sim mas, a chacina de 7 jovens não choca", aponta o jornalista Paulo Nóbrega. Confira: ​Causa