Com o título “Doutor Honoris Causa: Uma Homenagem ao Mérito”, eis artigo de Cláudia Maria de Albuquerque Lordão, chefe do Cerimonial da UFC e mestre Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Ela fala da importância de tal honraria entregue, na última semana, à cantora Maria Bethania.
Confira:
O título de Doutor Honoris Causa é uma honraria acadêmica concedida por universidades a personalidades que, embora não tenham necessariamente seguido o caminho tradicional da academia, tenham contribuído de maneira notável para as ciências, as letras, as artes ou para a cultura em geral, e aos que tenham beneficiado significativamente a humanidade ou o país. Esse título é concedido por indicação privativa e justificada do Reitor ao Conselho Universitário.
Essa honraria simboliza o reconhecimento da instituição acadêmica ao legado de um indivíduo cujas realizações e contribuições significativas merecem ser celebradas, tornando-o um membro distinto do mundo acadêmico. Recentemente, a Universidade Federal do Ceará (UFC) agraciou a cantora Maria Bethânia com essa honraria, reconhecendo sua trajetória musical e cultural. Com essa distinção, ela entra para a galeria de grandes nomes que receberam o título de Doutor Honoris Causa da UFC.
O primeiro título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará foi concedido em 1959. Desde então, a honraria tem sido destinada a personalidades distintas de projeção nacional e internacional, estranhas ao quadro da instituição, que atuam nas mais diversas áreas, como literatura, música, saúde, sociologia, educação, economia, entre outras. Ao todo, quase 100 nomes fazem parte dessa importante galeria, entre os quais se destacam: Albert Sabin, Dom Aloísio Lorscheider, Jorge Amado, Roberto Marinho, Celso Furtado, Chico Buarque, Ariano Suassuna, entre outros.
A cerimônia de entrega dessa honraria segue os ritos do cerimonial universitário, que envolve um universo de cores e símbolos. Durante o evento, os docentes vestem becas pretas, pelerine ou murça e faixa na cintura, estas últimas na cor correspondente à sua área de conhecimento. O Reitor, por sua vez, usa paramentos brancos, simbolizando a reunião de todas as cores do saber. A cerimônia inclui o cortejo das autoridades universitárias e externas, a entrada do (a) homenageado(a), a entrega do diploma e dos paramentos doutorais (capelo e samarra), com toda a pompa e circunstância que o momento exige.
O título de Doutor Honoris Causa é uma distinção de grande importância, reconhecendo a trajetória de pessoas cujas ações e realizações contribuem de maneira significativa para o desenvolvimento da sociedade. Essa honraria valoriza aqueles que, de alguma forma, fazem a diferença.
*Cláudia Maria de Albuquerque Lordão
Chefe do Cerimonial da UFC e mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior.
Respostas de 6
Parabéns pelo Excelente e esclarecedor Artigo!
Excelente explanação sobre essa honraria. Claúdia é uma referência em Cerimonial Universitário.
A Cláudia Lordão é referência nacional em matéria de Cerimonial. Um presente este texto.
Muito oportuno devido as pessoas não conhecerem os crítérios para a ceasão do referido título.
Fiquei encantada com o artigo!!! Uma bela explicação! 👏🏻👏🏻
Excelente matéria e entrevista com Cláudia, exímia profissional e referência em cerimonial.