Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

É no silêncio da leitura que o grito de liberdade ecoa – Por Mirelle Costa

No silêncio da leitura ressoa o clamor da liberdade

Com mais de 7.000 seguidores no Instagram, Carla Santiago enfrenta as dores da vida com a literatura

Paciente lúpica (acometida pelo Lúpus Erimatoso Sistêmico), Carla Santiago é psicóloga e foi diagnosticada com a doença em 2019 e, no final do ano passado, ao realizar o autoexame das mamas, foi diagnosticada com câncer. Como ávida leitora, criou, em 2020, um perfil nas redes sociais voltado a livros e entretenimento.

 

“O Literando Histórias se tornou meu mundo particular. Lá sou a Carla que não tem problemas, doença e que não sente dor, quase como um multiverso onde posso viajar sem sair do lugar, compreender melhor o mundo, sentir-me útil e validada além de um diagnóstico”, desabafa Carla Santiago, que também é pós-graduada em Neuropsicologia e Educação Inclusiva em Autismo e pós-graduanda em Inclusão Social Organizacional e Educacional.

Carla Santiago
Carla Santiago

O perfil ganhou uma proporção que ela jamais imaginava

“Alguns autores entraram em contato comigo, da mesma forma que procurei alguns autores e logo iniciaram as parcerias com escritores nacionais, agências literárias e editoras. Com isso, a paixão pela leitura só aumentou, visto a beleza que encontrei no decorrer desses anos através da escrita dos autores nacionais que não possuem tanta visibilidade, sem deixar em nada a desejar em relação aos autores nacionais e internacionais que já carregam a fama e renome”, explica a criadora do @literandohistórias.

Atualmente, Carla ainda está no aguardo para iniciar o tratamento da doença pelo SUS.

“A espera é angustiante, então, o perfil me ajuda a perceber que somos além do que aquilo de ruim que nos cercam e os livros são elementos que restauram e salvam. Todas as leituras deixam meu mundo e minha vida ainda mais fortalecidos com as palavras que lá permeiam”, emociona-se Carla Santiago.

Fiquei muito feliz quando o meu livro Não Preciso Ser Fake foi notado pela Carla. Estou na torcida pela sua cura e pelo sucesso do perfil. Parabéns pela coragem de ser quem você é, de lutar todos os dias e escolher a leitura como companhia.

Carla Santiago
Carla Santiago
COMPARTILHE:

7 respostas

  1. Primeiramente, parabéns pelo lindo post. Ao partilhar a história da Carla, você não apenas dá “voz” a ela, mas planta uma valiosa semente na vida de outros que possam estar também enfrentando suas lutas.

    Tenho o privilégio de acompanhar o perfil literário de Carla, além de ter tido a honra de ver meu livro ser divulgado nele.

    Agradeço, de coração, pelo carinho e apoio que Carla dedicou a minha obra, bem como pela gentileza de sempre mencioná-la.

    E este mesmo coração agradecido é também confiante de que Carla transformará esse episódio de sua vida em um motivo de júbilo e gratidão, brevemente.

    1. Foi uma honra falar sobre seu trabalho meu amigo! Obrigado pela oportunidade. Agradeço demais por suas palavras e por sua torcida, nem de longe você imagina o quão valiosas elas são para mim.

  2. Que sensação magnífica você me propôs Mirelle através de suas palavras nessa postagem. Agradeço demais pelo carinho e acolhida, que assim foi e está sendo para mim, bons amigos e livros nunca nos falte na vida.

  3. Carlinha, uma amiga aue conheci na faculdade de psicologia e até hoje temos contato. Muito bom ver que o amor que temos por livros proporciona estes encontros. Grande abraço e um xeru.

    1. Que reportagem linda! Uma mulher maravilhosa e contagiante. Ela é tão maravilhosa quanto os livros que lê!!!! 🥳❤
      Amei demais e me emocionei lendo 😍

  4. Carla, muito feliz por você! Maravilhoso ver sua resiliência apesar das dificuldades e ainda motivar outras pessoas. Muito orgulho de você!🫶

  5. Minha menina é assim que te chamo e sempre falo que é minha filha de coração, vc não imagina a felicidade que sinto de ver as suas vitórias que Deus continue te dando força apesar de tudo ele te fortalece 👏👏👏

Mais Notícias
Educação e Meio Ambiente são temas principais da biografia do professor Artur Bruno – por Mirelle Costa

Educação e Meio Ambiente são temas principais da biografia do professor Artur Bruno – por Mirelle Costa

Escrever sobre quem admiramos é um gesto, acima de tudo, muito generoso. A professora Najila Cabral dedicou três anos a eternizar a história de um professor e pesquisador que, certamente,

Região Norte recebe Evento Literário que reúne quase seis mil pessoas – por Mirelle Costa

Região Norte recebe Evento Literário que reúne quase seis mil pessoas – por Mirelle Costa

Mil livros vendidos, vinte expositores na feira literária, além de 37 ações foram realizadas em três dias de evento. Os números não conseguem expor a alegria de escritores e leitores

Do Pé à xícara: Conheça a trajetória da Uritu Cafés – por Mirelle Costa

Do Pé à xícara: Conheça a trajetória da Uritu Cafés – por Mirelle Costa

Gustavo Lima já era apreciador de café quando tornou-se produtor no maciço de Baturité. “Eu queria começar, mas não sabia como. Fiz capacitações e treinamentos para plantar, colher e beneficiar

Um pedaço do mundo dentro do bairro: a história da biblioteca comunitária Livro Livre Curió – Por Mirelle Costa

Um pedaço do mundo dentro do bairro: a história da biblioteca comunitária Livro Livre Curió – Por Mirelle Costa

Quando a ideia tomou forma, em 2018, Talles Azigon tinha apenas duas estantes e um sonho. Dividiu com a mãe um espaço dentro de casa. Ela, mantendo uma pequena esmalteria;

Aracati, Sobral e Icó recebem a Feira Literária do Ceará – Por Mirelle Costa

Aracati, Sobral e Icó recebem a Feira Literária do Ceará – Por Mirelle Costa

Feira Literária do Ceará Chega a Sobral, Icó e Aracati: Um Encontro Cultural Imperdível! Em maio, Sobral, Icó e Aracati recebem a primeira edição da Feira Literária do Ceará, com

14 de abril – Dia Mundial do Café – Por Mirelle Costa

14 de abril – Dia Mundial do Café – Por Mirelle Costa

Explorando os Mistérios e Sabores do Café na Chacra Cafeteria: Uma Jornada Sensorial para Celebrar o Dia Mundial do Café Para celebrar O DIA MUNDIAL DO CAFÉ, tomamos a bebida