O governador Elmano anunciou na tarde desta quarta-feira (24) que o Estado irá replantar a área de 10 hectares destruída por um incêndio no Cocó, com a ajuda da sociedade. A ação irá envolver a Secretaria do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e o Corpo de Bombeiros.
“O Parque do Cocó não é do governo. O Estado tem responsabilidade para com o Parque do Cocó, mas o Parque é da cidade, é da sociedade”, disse.
Elmano também afirmou que a Secretaria de Segurança irá aumentar o monitoramento no Cocó, diante da utilização de drones.
De acordo com a informação do Blog do Eliomar, em postagem no último dia 18, as investigações sobre as causas do incêndio que durou quatro dias e consumiu a vegetação de quase 10 campos de futebol apontam para uma provável ação criminosa. A suspeita é uma tentativa de invasão de terreno público em área ambiental.
No sábado (20), um homem foi detido ao ser flagrado na tentativa de criar um novo foco de incêndio no Cocó, enquanto os bombeiros ainda controlavam o fogo iniciado na tarde da quarta-feira (17). Ele chegou a juntar uma grande quantidade de folha seca e ateou fogo. A fumaça chamou a atenção e o homem foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Segurança Pública
Elmano destacou a promoção de 2.094 policiais e bombeiros militares, nesta quinta-feira (25), em solenidades que ocorrerão em Fortaleza e em Juazeiro do Norte, esse último município com a vice-governadora Jade Romero à frente das ações.
Enem
O governador destacou a participação de 80% dos estudantes da rede pública estadual no Enem, um recorde no país. Mais de mil alunos conseguiram nota acima de 900 pontos, dos mil pontos possíveis.
Uma resposta
Exemplar a atitude do Governador Elmano. Os ambientalistas com certeza vão mobilizar Fortaleza para restabelecer a vegetação no Parque do Cocó. A cidade e seus moradores agradecem. Os criminosos verão que não dá pra acabar com o Cocó.