Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

“Empreendedorismo”

Edivann Batista escreve sobre Negócios. Forto: Arquivo Pessoal

Com o título “Empreendedorismo”, eis artigo de Edivan Batista Carvalho, especialista em Análise Econômico-Financeira, Crédito e Planejamento. “É oportuno advertir a quem se aventura a empreender sobre cinco habilidades essenciais para um negócio: “concentração, diferenciação, organização, inovação e comunicação”, expõe o articulista.

Confira:

No Brasil, micro, pequenas e médias empresas (MPE) são parte significativa da geração de trabalho, tributos e inovação, protagonistas do empreendedorismo, reinventando-se para garantir a sobrevivência. Atualmente, ocorre a disrupção de conceitos tradicionais e o “mercado” vivencia a dinâmica revolucionária das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em tempo real, startups e novos produtos e serviços criados em função de experiências e necessidades de consumidores. No entanto, ainda é alta a mortalidade de negócios.

Ao refletirmos sobre a temática, lembramos das provocações contidas no livro “SUA IDEIA VALE UM NEGÓCIO?”, de Michael E. Gerber, publicado pela Editora Gente em 2011, e compartilhamos algumas daquelas ideias, auxiliando pessoas já embrenhadas em atividades produtivas e outras que desejam empreender.

Esse guru do empreendedorismo alerta que “um negócio existe apenas quando é percebido pelos outros”, ou seja, a razão de ser de uma empresa é satisfazer às necessidades, expectativas e preferências de quatro grupos: funcionários, clientes, fornecedores e sócios/instituições financeiras (stakeholders).

Outro aspecto presente na obra do autor é a necessária atenção ao mercado, tendo em vista que, para ter sucesso, qualquer negócio deve oferecer mais do que seus concorrentes.

É oportuno advertir a quem se aventura a empreender sobre cinco habilidades essenciais para um negócio: “concentração, diferenciação, organização, inovação e comunicação”.

Quando se trata de resolver problemas, Gerber sugere que respondamos: “O que nossos clientes, funcionários, fornecedores e financiadores gostariam que fizéssemos para eles que, atualmente, nossa empresa nem nossos concorrentes oferecem?”

De inúmeros ensinamentos na referida obra, destacamos ainda:

Até mesmo boas ideias se transformam em ideias ruins com o tempo;

Para a maioria dos negócios, as pessoas são um problema;

Nenhuma boa resposta é definitiva;

Poucos entendem o significado do dinheiro;

Um negócio é algo vivo;

Uma ideia precisa ser capaz de atrair o interesse e a atenção;

Inovação é algo divertido, inteligente, leve, prazeroso;

Nunca se obtém uma segunda chance para ter uma primeira impressão; Você tem de cuidar do dinheiro, diariamente; Empreender não é para covardes, fracos de coração e sentimentais.

Porque pessoas precisam ter objetivos e sentir-se conectadas a algo maior, Gerber enfatiza: “empreendimentos precisam buscar um ideal, implementá-lo de maneira significativa e assumir responsabilidade pelas condições do mundo em que se estabelece, de pessoas com as quais interage, de seus filhos e netos, enfim, da própria vida”.

Da nossa parte, também recomendamos que empresário deve avaliar permanentemente seu negócio, a situação econômico-financeira, antecipar-se a problemas, identificar aspectos que precisem de ações corretivas e ou de melhorias, a fim de subsidiar decisões e o replanejamento de forma oportuna e adequada.

*Edivan Batista Carvalho

Especialista em Análise Econômico-Financeira, Crédito e Planejamento.

eb@ebparcerias.com

COMPARTILHE:

Uma resposta

  1. Empreender já é difícil, imagina sem ter uma boa gestão financeira ? Bem pertinente seu artigo.

Mais Notícias
“Mulheres em situação de rua usam sujeira para se proteger do estupro e violência”

“Mulheres em situação de rua usam sujeira para se proteger do estupro e violência”

Com o título "Mulheres em situação de rua usam sujeira para se proteger do estupro e da violência", eis artigo de Haroldo Barbosa, jornalista. "A violência contra mulheres atinge todas

Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

Fortaleza receberá o espetáculo “Elis, o Musical”

o espetáculo ‘Elis, A Musical’ poderá ser visto no período de 13 a 15 de setembro deste ano, no Cineteatro São Luiz. Desde a estreia, em 2013, o musical alcançou

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Estudo vê chance de recuperação de meio milhão de hectares de caatinga

Um levantamento feito pela fundação holandesa IDH, com apoio do instituto de pesquisa WRI Brasil, mostra que há, pelo menos, meio milhão de hectares de caatinga com potencial de restauração.

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

Eduardo Girão pode ter uma mulher na vice

O pré-candidato a prefeito de Fortaleza pelo Novo, senador Eduardo Girão, confirma para 3 de agosto, a partir das 9 horas, no Hotel Mareiro, na Avenida Beira, a convenção que

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

Pesquisadora brasileira vai presidir sociedade internacional de aids

A infectologista e pesquisadora brasileira Beatriz Grinsztejn será a primeira mulher latino-americana a exercer a presidência da International Aids Society (IAS), organismo internacional que reúne profissionais que trabalham com a