Com o título “Empreender é o caminho”, eis mais um artigo de Ernesto Antunes, consultor do Sebrae e Senai e Instrutor do Programa + Qualificação e Renda e autor do livro “Empreendedorismo: Causos e Cases de Sucesso”.
Confira:
Como analista do mercado e consultor empresarial, atuando principalmente em projetos dedicados ao empreendedorismo, voltados para pessoas de baixa renda e com vulnerabilidades, tenho que enaltecer as iniciativas dos entes públicos, seja municipal ou estadual, que, em parceria com o Sebrae-Ce, têm mudado a vida das pessoas.
Tudo começou ainda na pandemia, quando em 2021 fomos juntamente com outros profissionais, designados para atuar no Programa Fortaleza Capacita, capitaneado pelo Secretário Rodrigo Nogueira da SDE, da Prefeitura de
Fortaleza, que capacitou mais de 80.000 pessoas, além de oferecer microcréditos a longo prazo, para mais de 15.000 mulheres, chamadas de “As Nossas Guerreiras”.
Recentemente, fomos convidados para participar de um processo seletivo e de metodologia, para também atuar em um programa que visa prioritariamente oportunizar as pessoas carentes, beneficiárias das cozinhas comunitárias do estado, do Programa + Qualificação e Renda, cooperação entre o Governo do Estado, através da SET-Ce e Sebrae-Ce.
Com o início das palestras de Sensibilizações, Trilhas estruturadas e Mentorias, o que mais se verificou nesse começo é a grande expectativa oferecida para as pessoas que, realmente, desejam mudar de vida e não ficar dependendo de um prato de comida ou benefícios, pois existe uma grande capacidade e desejo de empreender, mas para isso, os participantes necessitavam de conhecimentos e recursos diversos, para abraçar a nova empreitada.
Uma das participantes de uma Sensibilização, já com seus 50 anos de idade, afirmou que essa iniciativa do governo é importante para todas as gerações de moradores da sua comunidade, visto que, com a pouca oferta de emprego e renda baixa, essa é uma grande saída para quem quer realmente iniciar uma nova atividade e ter por consequência, uma qualidade de vida melhor.
Praticamente em todos os encontros com esse público que atuamos, o sentimento é de esperança, que vai além da dignidade, por melhores dias que virão, como afirma a D. Vânia Maria, moradora do Parque São José, afirmando que cansou de ser considerada uma pessoa invisível, que só é lembrada em tempos de eleição e que agora parece que realmente querem o nosso sucesso.
O Projeto é tão envolvente que já conseguimos um engajamento de todos os atores envolvidos no processo, pois conversando com a Analista Técnica do Sebrae, Rebeca Alcântara, afirmamos que o Empreendedorismo prateado vai explodir no Ceará, pois falava das mulheres com mais de 50 anos, que gostariam de mudar de vida com trabalho e que agora terão essa oportunidade de sair da zona de conforto e ociosidade com a formalização. Portanto, como diz Einstein, “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Nosso ´papel é ajudar nesses resultados.
*Ernesto Antunes
Consultor do Sebrae e Senai e Instrutor do Programa + Qualificação e Renda e Autor do Livro Empreendedorismo: Causos e Cases de Sucesso.
Uma resposta
Valeu Ernesto. Esta é a saída para as pessoas pobres que querem mudar de vida.