Morreu no fim da noite dessa sexta-feira (5), aos 92 anos, Mario Jorge Lobo Zagallo, o Velho Lobo, duas vezes campeão mundial como jogador (1958 e 1962), uma vez como treinador (1970) e uma vez como auxiliar (1994), além de vice-campeão em 1998, também na função de auxiliar.
Ele era o campeão mundial mais velho de todas as Copas, mas o único tetracampeão com títulos acumulados.
Zagallo morreu no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro, em decorrência de falência múltiplas dos órgãos. Ele estava internado desde o dia 26 de dezembro. Zagallo deixa quatro filhos: Maria Emilia de Castro Zagallo, Paulo Jorge de Castro Zagallo, Mário César Zagallo, Maria Cristina de Castro Zagallo.
Zagallo ficou famoso pela superstição com o número 13, mas quis o destino levá-lo no dia 5 de janeiro de 2024, com somatório 14 (5 + 1 + 2 + 0 + 2 + 4 = 14).
É dele também a frase “vocês vão ter que me engolir”, após a conquista da Copa América, em 1997, diante das pressões em deixar a comissão técnica da Seleção.
Em nota, a família lamentou a morte:
“É com enorme pesar que informamos o falecimento de nosso eterno tetracampeão mundial Mario Jorge Lobo Zagallo.
Um pai devotado, avô amoroso, sogro carinhoso, amigo fiel, profissional vitorioso e um grande ser humano. Ídolo gigante. Um patriota que nos deixa um legado de grandes conquistas.
Agradecemos a Deus pelo tempo que pudemos conviver com você e pedimos ao Pai que encontremos conforto nas boas lembranças e no grande exemplo que você nos deixa”.
Uma resposta
Esse Zagalo encarnou o espírito patriota da Seleção. Enquanto o Tite não passava de um professor…