Os 24 estudantes parlamentares, eleitos para o programa “Parla, Jovem!”, participaram nessa terça-feira (23) de uma formação promovida pela Câmara de Fortaleza (CMFor). A atividade, realizada na sede da CMFor, marcou o primeiro contato dos estudantes com o funcionamento do processo legislativo e integrou a programação preparatória para o início das sessões simuladas do programa.
“Eles eles iniciaram o treinamento sobre como é conduzida uma sessão plenária, como são debatidos os projetos e qual o caminho que esses projetos percorrem. Pela primeira vez, eles estiveram presentes em uma sessão ordinária, vendo como funciona. Procurei explicar cada bloco da sessão, exatamente para fomentar a curiosidade de cada um, para que cada jovem representante conheça o papel do vereador e da política”, ressaltou o presidente do Legislativo de Fortaleza, Leo Couto (PSB).
Os estudantes conheceram o Plenário Fausto Arruda e acompanharam o andamento de uma sessão ordinária.
O programa “Parla, Jovem!” é uma parceria da Câmara de Fortaleza com a Secretaria Municipal da Educação (SME), quando os 24 estudantes foram eleitos nos seis distritos educacionais da capital cearense. Eles irão vivenciar etapas que reproduzem a atividade parlamentar, desde a campanha eleitoral até a elaboração, apresentação e defesa de propostas em plenário.