Categorias: Política

Ex-prefeito de Russas tem sentença ratificada e segue inelegível

Raimundo Cordeiro, o Raimundinho, é ex-prefeito de Russas

Ex-prefeito de Russas, Raimundo Cordeiro de Freitas, o Raimundinho da Funerária, teve ratificada por unanimidade na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará, nessa quarta-feira (24), a sua condenação por crime de peculato, seguindo inelegível para as disputas neste ano da eleição no município do Baixo Jaguaribe, a 165 quilômetros de Fortaleza.

A pena estabelecida foi de 4 anos e 6 meses de reclusão, configurada pelo crime de peculato, que consiste no desvio e apropriação indevida de recursos públicos. A pena deverá ser cumprida inicialmente no regime semi aberto, quando o apenado pode ser monitorado alguns dias da semana por meio de tornozeleira eletrônica e outros dias em unidade penitenciária.

O veredito proferido pelo Poder Judiciário não apenas impõe uma pena ao ex-prefeito, mas também enquadra o ex-gestor como “Ficha Suja”, um status que o torna inelegível para disputar as eleições de 2024.

A condenação tem suas raízes no ano de 2010, quando Raimundinho foi acusado de desviar recursos públicos relacionados à desapropriação de um imóvel destinado à construção do Instituto Médico Legal (IML) de Russas.

O desfecho do processo veio por meio da atuação da 2ª Câmara Criminal do TJ/CE, contando com a análise e decisão do Desembargador Eduardo Scorsafava, da revisora Desembargadora Vanja Fontenele e da Relatora Desembargadora Maria Ilna Lima de Castro.

Eliomar de Lima: Sou jornalista (UFC) e radialista nascido em Fortaleza. Trabalhei por 38 anos no jornal O POVO, também na TV Cidade, TV Ceará e TV COM (Hoje TV Diário), além de ter atuado como repórter no O Estado e Tribuna do Ceará. Tenho especialização em Marketing pela UFC e várias comendas como Boticário Ferreira e Antonio Drumond, da Câmara Municipal de Fortaleza; Amigo dos Bombeiros do Ceará; e Amigo da Defensoria Pública do Ceará. Integrei equipe de reportagem premiada Esso pelo caso do Furto ao Banco Central de Fortaleza. Também assinei a Coluna do Aeroporto e a Coluna Vertical do O POVO. Fui ainda repórter da Rádio O POVO/CBN. Atualmente, sou blogueiro (blogdoeliomar.com) e falo diariamente para nove emissoras do Interior do Estado.

Esse website utiliza cookies.

Leia mais