Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Festival das Artes Cênicas do Cariri vive seu penúltimo dia

Trupe Motim. Foto: Janina Soares

O Festival das Artes Cênicas do Cariri (FAC) – Cena Ceará chega ao penúltimo dia com uma maratona de quatro espetáculos, além de uma feira criativa e um arraiá junino para animar o público na noite desta sexta-feira. As atividades serão realizadas tanto no Crato como em Juazeiro do Norte. Toda a programação é gratuita.

O tradicional grupo Trupe Motim de Teatro faz sua apresentação com o espetáculo “Laborioso Contato”, às 16h, na Encosta do Seminário, no Crato. O público presente vai poder conferir a trajetória de um extraterrestre que pousa na terra para julgar e por fim na humanidade, a partir de sua avaliação sobre nossas ações. Um Bufão será o representante da terra. É o fim do mundo e esse palhaço enfrentará os quatro cavaleiros do apocalipse, que são: o cavaleiro da fome, da guerra, da poluição e da morte, será que ele conseguirá vencer os cavaleiros, passar pelas provas da alienígena e salvar o mundo? Só quem acompanhar o espetáculo até o final poderá descobrir esse desfecho.

Em seguida, o Museu Escafandro de Novidades traz para a plateia o espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta. Com encenação de Murillo Ramos e textos de Beto Menêis, o espetáculo de rua e praças homenageia, a partir da vida e obra do Poeta Mário Gomes, a poesia, a cidade e a vida. É um espetáculo livre e lúdico para todas as pessoas. Uma poesia imagética, visual e sonora, onde a atmosfera de sonhos é suscitada evocando Cidade, Poetas e Livros e Zepelins. A apresentação acontece às 17h, no Centro Cultural do Cariri (Crato).

Na programação das 17h30, tem a performance, Madre Amada Desgastada. E no início da noite, às 18h, a Cia. Bravia, grupo formado somente por mulheres, apresenta o espetáculo “Das Que Ousaram Desobedecer, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. A peça aborda a luta de mulheres contra a Ditadura Militar dos anos 60 e 70 no Brasil. Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes, Jana Barroso são algumas dessas mulheres que tiveram suas histórias de vida marcadas por um regime opressor e cruelmente repressor. No espetáculo as atrizes se deixam atravessar pelas memórias dessas mulheres através de suas narrativas, trazendo para a cena experiências de vida que contribuem na construção de um mundo mais justo e humano.

O último espetáculo da noite de sexta-feira, ficará por conta do tradicional Grupo Garajal que tem 20 anos de trajetória na cena teatral cearense. E é justamente em meio a lembranças individuais e coletivas, nesses 20 anos de carreira, que os integrantes do grupo buscam, em cena, pensar sobre como o artista se encontra constantemente nesse local “a beira” de algo em relação ao seu próprio fazer, nessa proximidade entre, ator e personagem, público e privado, realidade e ficção , artista e espectador. A peça será realizada às 20h no Centro Cultural do Cariri, no Crato.

E para encerrar a noite, nada melhor que mergulhar no clima de São João. A partir das 23h, o Arraiá da Ucá, não vai deixar ninguém parado com os shows de Krystal (Natal/RN) e Trio Flor do Piqui (Crato) que vão promover um grande arrastapé para todos os presentes na programação do Música no FAC.

Feira criativa

Vale destacar ainda que, até sábado, das 18h às 22 horas, o FAC promove no Centro Cultural do Cariri, a Feira Criativa. Na ocasião, empreendedores locais vão apresentar seus produtos e criações para o público que for prestigiar o Festival.

Impulso para a carreira artística

Assim como aconteceu em 2019, o FAC realizará nesta edição as rodadas de negócios, que reúnem artistas e programadores nacionais e internacionais para discutir possibilidades de circulação de espetáculos e demais projetos de artes cênicas em outros espaços.

Programação desta sexta-feira

16h – Espetáculo MaquinaMário – Barroco Sonho-Cidade para um Descomunal Poeta (Museu Escafandro de Novidades)

17h – Espetáculo Laborioso Contato – Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo (Trupe Motim de Teatro)
Local: Encosta do Seminário (Crato)

17h30 – Performance: Madre Amada Desgastada (Eliana Amorim)
Local: Centro Cultural do Crato

18h às 22h – Feira Criativa
Local: Terreiro das Artes – Centro Cultural do Cariri (Crato)

18h – Espetáculo Das Que Ousaram Desobedecer (Cia. Bravia)
Local: CCBNB Cariri (Juazeiro do Norte)

20h – Espetáculo na Beira (Grupo Garajal)
Local: Pequeno Palco – Centro Cultural do Cariri (Crato)

22h – Música no FAC – Arraiá na Ucá – Krystal (Natal/RN) / Trio Flor do Piqui (Crato)
Local: Casa Ucá (Crato)

A

O Festival de Artes Cênicas (FAC) – Cena Ceará é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Lei Rouanet com patrocínio de Rede, Dilly, Secretaria Municipal de Cultura do Crato, apoio do Centro Cultural Banco do Nordeste, produção de Kariri Cultura, parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte, o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo e a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e realização de Ato Marketing Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

SERVIÇO

*Mais informações:@festivaldasartescenicas.

COMPARTILHE:
Mais Notícias
Bolsonaro aponta André Fernandes no segundo turno em Fortaleza

Bolsonaro aponta André Fernandes no segundo turno em Fortaleza

"Ô, André… ô, André! Pé no chão! Tu vai pro segundo turno. Se for o caso de dar mais uma passada aí…". A mensagem pelo Whatsapp é do ex-presidente Jair

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

CNJ afasta desembargador que falou em mulheres loucas atrás de homens

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou nesta quarta-feira (17) o afastamento do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) Luís Cesar de Paula Espíndola. A medida foi tomada

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS em greve no Ceará pedem apoio à população

Servidores do INSS que entraram em greve no Ceará, nesta terça-feira (16), pedem apoio à sociedade, especialmente às pessoas que buscam algum serviço e conhecem as dificuldades para a liberação

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Governo estende prazo para adaptação a regras do teletrabalho

Órgãos e entidades da Administração Pública Federal terão mais 90 dias para se adequar às novas regras do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Instrução Normativa publicada nesta quarta-feira (17)

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Fortaleza x Vitória – É matar ou morrer para as duas equipes, mas com interesses diferentes

Para o Fortaleza, somente a vitória interessa para, enfim, ingressar no grupo da Libertadores. Para o Vitória da Bahia, somente os três pontos interessam para sair da porta da zona

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

Anvisa aprova projeto de implementação de bula digital para medicamentos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um projeto-piloto que garante a implantação de bula digital nos medicamentos e que poderá ser acessada pela leitura, nas embalagens, de um